15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil identidade

1. Criação de um Livro de Identidade

Uma atividade que promove a identidade das crianças é a criação de um livro de identidade. Os alunos podem desenhar ou colar fotos de si mesmos e adicionar informações como nome, idade, e hobbies. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI01CG02, que incentiva a expressão da identidade e a valorização das características pessoais.

2. Mapa da Família

Os alunos podem criar um mapa da família, onde desenham ou colam fotos dos membros da família e escrevem pequenas descrições sobre cada um. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade BNCC EI01ET02, que envolve o reconhecimento e a valorização das relações familiares e sociais.

3. Jogo de Memória com Nomes

Um jogo de memória onde as crianças devem combinar cartões com os nomes e fotos de seus colegas é uma ótima maneira de promover a interação e o reconhecimento. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI01CG03, que estimula a convivência e o respeito às diferenças.

4. Desenho da Minha Casa

Os alunos podem desenhar suas casas e falar sobre o que cada cômodo representa para eles. Essa atividade estimula a habilidade BNCC EI01ET03, que promove a expressão de sentimentos e a valorização do espaço familiar.

5. Roda de Conversa sobre Cultura

Realizar uma roda de conversa onde as crianças compartilham tradições e costumes de suas famílias é uma forma de promover a diversidade cultural. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI01ET04, que incentiva o respeito e a valorização das diferentes culturas.

6. Cartões de Agradecimento

Os alunos podem criar cartões de agradecimento para pessoas que consideram importantes em suas vidas, como familiares ou amigos. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC EI01CG04, que envolve a expressão de gratidão e o reconhecimento das relações afetivas.

7. Teatro de Fantoches

As crianças podem criar fantoches e encenar histórias que refletem suas experiências e sentimentos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI01CG05, que estimula a expressão artística e a comunicação.

8. Mural da Diversidade

Os alunos podem criar um mural que represente a diversidade de suas identidades, incluindo desenhos, fotos e palavras que os representam. Essa atividade promove a habilidade BNCC EI01ET05, que valoriza a diversidade e a inclusão.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo onde as crianças fazem perguntas sobre si mesmas e sobre os colegas ajuda a promover o conhecimento mútuo. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EI01CG06, que incentiva a convivência e o respeito às diferenças.

10. Atividade de Música e Dança

As crianças podem aprender músicas que falam sobre identidade e diversidade e criar uma dança para acompanhá-las. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC EI01ET06, que estimula a expressão corporal e a apreciação musical.