15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre carnaval

1. Criação de Máscaras de Carnaval

Os alunos podem criar suas próprias máscaras de carnaval utilizando materiais recicláveis, como papelão, tecidos e tintas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: Arte: (EF15AR01).

2. Dança das Cores

Organizar uma atividade de dança onde os alunos devem se movimentar de acordo com as cores que aparecem em uma apresentação. Essa atividade pode ser feita com músicas de carnaval e ajuda a desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica. Habilidade BNCC: Educação Física: (EF02EF01).

3. Desfile de Fantasias

Promover um desfile de fantasias onde cada aluno apresenta sua criação. Essa atividade pode incluir uma votação para a fantasia mais criativa, incentivando a autoestima e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: Arte: (EF15AR02).

4. Oficina de Percussão

Realizar uma oficina de percussão com instrumentos simples, como tambores feitos de latas ou garrafas. Os alunos podem aprender ritmos típicos do carnaval, desenvolvendo habilidades musicais e de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: Música: (EF15MU01).

5. Contação de Histórias de Carnaval

Os alunos podem pesquisar e contar histórias sobre as tradições do carnaval em diferentes regiões do Brasil. Essa atividade estimula a leitura e a oralidade, além de promover o conhecimento cultural. Habilidade BNCC: Literatura: (EF15LP01).

6. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem o carnaval, utilizando colagens, desenhos e frases. Essa atividade incentiva a expressão visual e a comunicação, além de desenvolver habilidades artísticas. Habilidade BNCC: Arte: (EF15AR03).

7. Jogo de Perguntas sobre o Carnaval

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre a história e as tradições do carnaval. Os alunos podem se dividir em grupos e competir, promovendo o aprendizado colaborativo e a pesquisa. Habilidade BNCC: História: (EF15HI01).

8. Criação de Música de Carnaval

Os alunos podem compor uma música de carnaval, utilizando instrumentos ou apenas a voz. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de promover a expressão musical. Habilidade BNCC: Música: (EF15MU02).

9. Pintura de Murais Temáticos

Organizar uma atividade de pintura em grupo, onde os alunos podem criar um mural que represente o carnaval. Essa atividade desenvolve a colaboração, a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: Arte: (EF15AR04).

10. Estudo das Máscaras de Carnaval pelo Mundo

Os alunos podem pesquisar sobre as diferentes máscaras de carnaval ao redor do mundo e apresentar suas descobertas. Essa atividade promove o conhecimento cultural e a pesquisa, além de estimular a oralidade. Habilidade BNCC: Geografia: (EF15GE01).

11. Criação de um Mini-Carnaval na Escola

Os alunos podem organizar um mini-carnaval na escola, com barracas de comidas típicas, jogos e apresentações. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a organização de eventos, além de incentivar a convivência social. Habilidade BNCC: Educação Física: (EF15EF02).

12. Confecção de Adereços de Carnaval

Os alunos podem confeccionar adereços como colares, pulseiras e chapéus utilizando materiais diversos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade manual, além de promover a expressão pessoal. Habilidade BNCC: Arte: (EF15AR05).

13. Pesquisa sobre a História do Carnaval

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a história do carnaval no Brasil e em outros países, apresentando suas descobertas em sala de aula. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: História: (EF15HI02).

14. Criação de um Livro de Receitas de Carnaval

Os alunos podem coletar receitas de comidas típicas de carnaval e criar um livro de receitas. Essa atividade promove a culinária e o trabalho em grupo, além de incentivar a escrita. Habilidade BNCC: Literatura: (EF15LP02).

15. Atividades de Matemática com Temática de Carnaval

Os alunos podem realizar atividades matemáticas utilizando a temática do carnaval, como contagem de adereços, cálculo de gastos com fantasias, entre outros. Essa atividade integra a matemática ao cotidiano e estimula o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: Matemática: (EF15MA01).