15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre artes na educação infantil

1. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem cores e texturas de forma livre. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para criar suas obras. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tesoura e materiais recicláveis. Essa atividade promove a expressão cultural e a imaginação das crianças, além de permitir que elas explorem diferentes formas e cores. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Teatro de Sombras

Com o uso de uma fonte de luz e figuras recortadas em papel, as crianças podem criar um teatro de sombras. Essa atividade desenvolve a narrativa e a criatividade, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Colagem de Materiais Naturais

Coletar folhas, flores e outros materiais naturais para criar colagens é uma excelente forma de conectar as crianças com a natureza. Essa atividade estimula a observação e a criatividade, além de desenvolver habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Dança Livre

A dança livre permite que as crianças se expressem através do movimento. Com músicas variadas, os alunos podem criar suas próprias coreografias, o que estimula a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Essa atividade promove a criatividade e a conscientização ambiental, além de permitir que as crianças experimentem sons e ritmos. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Desenho Coletivo

Em um grande papel, as crianças podem desenhar juntas, criando uma obra coletiva. Essa atividade estimula a colaboração e a socialização, além de permitir que os alunos explorem diferentes estilos e técnicas de desenho. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e utilizá-los para contar histórias. Essa atividade desenvolve a linguagem oral e a imaginação, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Oficina de Cerâmica

Com argila, as crianças podem modelar figuras e objetos, explorando a tridimensionalidade. Essa atividade estimula a coordenação motora e a criatividade, além de permitir que os alunos conheçam técnicas de modelagem. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Mural de Arte

Os alunos podem criar um mural coletivo utilizando diferentes técnicas, como pintura, colagem e desenho. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística, além de embelezar o ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo diálogos. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a narrativa, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Pintura em Tecido

Os alunos podem pintar camisetas ou sacolas de tecido com tintas apropriadas. Essa atividade promove a expressão artística e a personalização de objetos, além de estimular a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Criação de um Livro de Arte

As crianças podem compilar suas obras em um livro de arte, ilustrando e escrevendo sobre cada uma delas. Essa atividade estimula a reflexão sobre o processo criativo e a valorização do trabalho artístico. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Jogo de Cores

Utilizando cartões coloridos, os alunos podem jogar um jogo de associação de cores, onde devem encontrar objetos que correspondam às cores dos cartões. Essa atividade estimula a percepção visual e o reconhecimento de cores. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Exposição de Arte

Os alunos podem organizar uma exposição de suas obras, convidando outros alunos e familiares. Essa atividade promove a valorização do trabalho artístico e a interação social, além de desenvolver habilidades de organização e comunicação. Habilidade BNCC: EF15AR15.