15 Ideias de Atividades (BNCC) brincadeiras populares

1. Corrida de Saco

A Corrida de Saco é uma atividade clássica que promove a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos devem se colocar dentro de sacos grandes e, ao sinal, saltar até a linha de chegada. Essa brincadeira pode ser adaptada para diferentes faixas etárias e pode incluir obstáculos para aumentar a dificuldade. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas e a promoção da saúde.

2. Pular Corda

Pular corda é uma atividade que desenvolve a agilidade e a resistência. Os alunos podem pular sozinhos ou em grupos, criando desafios como pular em diferentes ritmos ou estilos. Essa atividade pode ser utilizada para trabalhar a noção de tempo e ritmo, além de ser uma forma divertida de exercitar-se. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02, que enfatiza a importância da atividade física regular.

3. Queimada

A Queimada é um jogo que envolve estratégia e trabalho em equipe. Os alunos são divididos em dois times e devem tentar eliminar os jogadores do time adversário, lançando a bola. Essa atividade estimula a coordenação, a agilidade e a interação social. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03, que trata das regras e dos valores do jogo.

4. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma brincadeira que combina música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se rapidamente. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a competitividade. Essa atividade promove a atenção e a rapidez de raciocínio. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04, que aborda a expressão corporal e a musicalidade.

5. Esconde-Esconde

Esconde-Esconde é uma brincadeira que estimula a criatividade e a imaginação. Um aluno conta enquanto os outros se escondem, e o objetivo é encontrar todos os escondidos. Essa atividade pode ser realizada em diferentes ambientes e ajuda a desenvolver habilidades de observação e estratégia. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05, que enfatiza a importância da interação social e do respeito às regras.

6. Passa Anel

Passa Anel é uma brincadeira que envolve atenção e discrição. Os alunos formam um círculo e um deles esconde um anel na mão, passando-o de um para outro. O objetivo é descobrir onde está o anel. Essa atividade estimula a concentração e a percepção. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF06, que trata da importância da atenção e do trabalho em grupo.

7. Cabo de Guerra

O Cabo de Guerra é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a força física. Os alunos são divididos em dois grupos e devem puxar uma corda em direções opostas. Essa brincadeira pode ser utilizada para ensinar sobre a importância da cooperação e da força coletiva. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07, que aborda a força e a resistência no contexto de atividades físicas.

8. Bola ao Cesto

Bola ao Cesto é uma atividade que desenvolve a coordenação motora e a precisão. Os alunos devem arremessar uma bola em direção a um cesto, podendo ser adaptada para diferentes distâncias e tamanhos de bola. Essa brincadeira é excelente para trabalhar a concentração e a habilidade motora. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08, que enfatiza a prática de esportes e a melhoria das habilidades motoras.

9. Amarelinha

A Amarelinha é uma brincadeira tradicional que estimula o equilíbrio e a coordenação. Os alunos desenham um tabuleiro no chão e pulam de acordo com as regras, coletando objetos ao longo do caminho. Essa atividade é ótima para desenvolver a percepção espacial e a motricidade. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09, que trata do desenvolvimento motor e da brincadeira como forma de aprendizagem.

10. Jogo da Velha

O Jogo da Velha é uma atividade que estimula o raciocínio lógico e a estratégia. Os alunos jogam em duplas, tentando formar uma linha com seus símbolos em um tabuleiro. Essa brincadeira pode ser utilizada para ensinar sobre a importância do planejamento e da análise de movimentos. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10, que aborda o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas.