15 Ideias de Atividades (BNCC) produção textual 3º ano

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a produção textual, além de permitir que os alunos explorem diferentes formatos de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Diário de Bordo

Cada aluno pode manter um diário de bordo, onde registrará suas experiências diárias, reflexões e aprendizados. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita pessoal e a organização de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Contação de Histórias

Os alunos podem se dividir em grupos e criar uma apresentação de contação de histórias, onde cada grupo conta uma história original ou uma adaptação de um conto clássico. Essa atividade promove a oralidade e a produção textual. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Poemas

Os alunos podem ser desafiados a escrever poemas sobre temas variados, como natureza, amizade ou sentimentos. Essa atividade estimula a sensibilidade e a expressão artística através da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Cartas

Os alunos podem escrever cartas para personagens de livros que leram ou até mesmo para amigos e familiares. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita formal e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Roteiro de Vídeo

Os alunos podem criar um roteiro para um vídeo, abordando um tema de interesse. Essa atividade estimula a organização de ideias e a escrita criativa, além de integrar diferentes mídias. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Resenha de Livros

Os alunos podem escrever resenhas de livros que leram, destacando os principais pontos da história e suas opiniões pessoais. Essa atividade desenvolve a crítica literária e a capacidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções textuais, como contos, poemas e reflexões. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a interação com o público. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogo de Palavras

Os alunos podem participar de um jogo de palavras, onde devem criar frases ou histórias utilizando palavras sorteadas. Essa atividade estimula a criatividade e a agilidade mental na produção textual. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Entrevista com Personagens

Os alunos podem escolher um personagem de um livro ou filme e elaborar perguntas para uma entrevista fictícia. Essa atividade estimula a imaginação e a escrita de diálogos. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Fábulas

Os alunos podem escrever suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e ensinando uma moral ao final. Essa atividade desenvolve a narrativa e a reflexão sobre valores. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Produção de Notícias

Os alunos podem criar uma seção de notícias da turma, onde escrevem sobre eventos escolares e atividades realizadas. Essa atividade estimula a escrita informativa e a observação crítica. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Rimas

Os alunos podem criar rimas sobre temas diversos, incentivando a musicalidade da língua e a criatividade na produção textual. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Improviso

Os alunos podem participar de um jogo de improviso, onde devem criar histórias a partir de sugestões dadas por colegas. Essa atividade estimula a espontaneidade e a criatividade na escrita. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas que estudaram, utilizando texto e imagens. Essa atividade promove a escrita clara e objetiva, além de estimular a criatividade visual. Habilidade BNCC: EF15LP15.