15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre adaptação na educação infantil

A primeira atividade que pode ser realizada é a “Caixa de Sensações”, onde as crianças exploram diferentes texturas e materiais. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03ET01, que envolve a exploração de diferentes elementos do ambiente. Os alunos podem tocar, sentir e descrever as sensações, promovendo a linguagem e a percepção sensorial.

A segunda ideia é a “Roda de Histórias”, onde os alunos compartilham suas experiências de adaptação. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03EF01, que estimula a expressão oral e a escuta ativa. Os professores podem incentivar as crianças a falarem sobre suas emoções e vivências, criando um ambiente de empatia e compreensão.

A terceira atividade é a “Dança das Emoções”, onde as crianças representam diferentes sentimentos através da dança. Essa atividade está ligada à habilidade EI03CG03, que envolve a expressão corporal e a identificação de emoções. Os alunos podem se movimentar livremente, expressando suas emoções de forma lúdica e criativa.

A quarta ideia é a “Jardim das Amizades”, onde as crianças plantam flores e cuidam delas em grupo. Essa atividade se alinha à habilidade EI03EF02, que promove o trabalho em equipe e a responsabilidade. Os alunos aprendem sobre a importância da colaboração e do cuidado com o outro, além de desenvolverem habilidades motoras ao manusear ferramentas de jardinagem.

A quinta atividade é a “Teatro de Fantoches”, onde as crianças criam histórias e personagens utilizando fantoches. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03EF03, que estimula a criatividade e a imaginação. Os alunos podem trabalhar em grupos, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e expressão artística.

A sexta ideia é a “Oficina de Artes”, onde as crianças utilizam diferentes materiais para criar obras de arte. Essa atividade se conecta à habilidade EI03AR01, que envolve a exploração de técnicas artísticas. Os alunos podem experimentar com tintas, papéis e outros materiais, promovendo a criatividade e a autoexpressão.

A sétima atividade é a “Caça ao Tesouro”, onde as crianças seguem pistas para encontrar objetos escondidos. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03MA01, que envolve a resolução de problemas e o raciocínio lógico. Os alunos podem trabalhar em equipes, desenvolvendo habilidades de cooperação e estratégia.

A oitava ideia é a “Culinária na Escola”, onde as crianças preparam receitas simples. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03CN01, que envolve a exploração de ingredientes e a prática de hábitos saudáveis. Os alunos aprendem sobre nutrição e a importância de uma alimentação equilibrada, além de desenvolverem habilidades motoras ao manusear utensílios de cozinha.

A nona atividade é a “Dia da Fantasia”, onde as crianças se vestem como personagens de suas histórias favoritas. Essa atividade está ligada à habilidade EI03EF04, que estimula a criatividade e a expressão pessoal. Os alunos podem compartilhar suas escolhas e explicar o porquê de suas fantasias, promovendo a comunicação e a autoestima.

A décima ideia é a “Música e Movimento”, onde as crianças aprendem canções e danças típicas. Essa atividade se alinha à habilidade EI03EM01, que envolve a apreciação musical e a expressão corporal. Os alunos podem explorar diferentes ritmos e melodias, desenvolvendo a coordenação motora e a sensibilidade musical.

A décima primeira atividade é a “Construção de Brinquedos”, onde as crianças criam seus próprios brinquedos a partir de materiais recicláveis. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03ET02, que promove a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos aprendem sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais, além de desenvolverem habilidades manuais.

A décima segunda ideia é a “Exploração da Natureza”, onde as crianças realizam passeios ao ar livre para observar plantas e animais. Essa atividade se conecta à habilidade EI03CN02, que envolve a observação e a curiosidade científica. Os alunos podem coletar amostras e registrar suas descobertas, promovendo o aprendizado ativo e a conexão com o meio ambiente.

A décima terceira atividade é a “Roda de Conversa sobre Diversidade”, onde as crianças discutem sobre as diferenças e semelhanças entre elas. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03EF05, que promove o respeito e a valorização da diversidade. Os alunos aprendem a importância da inclusão e da empatia, criando um ambiente escolar mais acolhedor.

A décima quarta ideia é a “Jogo de Memória com Emoções”, onde as crianças jogam um jogo de cartas que representa diferentes emoções. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03CG02, que envolve a identificação e a expressão de sentimentos. Os alunos podem discutir sobre as emoções representadas, promovendo a inteligência emocional e a empatia.

A décima quinta atividade é a “Construção de Histórias em Grupo”, onde as crianças criam uma história coletiva. Essa atividade está ligada à habilidade EI03EF06, que estimula a colaboração e a criatividade. Os alunos podem trabalhar juntos para desenvolver personagens e enredos, promovendo o trabalho em equipe e a expressão artística.