15 Ideias de Atividades (BNCC) de história em quadrinhos

1. Criação de Quadrinhos sobre a História do Brasil

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar sobre um período específico da história do Brasil, como a Independência ou a Proclamação da República. Após a pesquisa, eles criarão uma história em quadrinhos que represente os principais eventos e personagens desse período. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de História (EF09HI01), que aborda a análise de diferentes períodos históricos e suas implicações.

2. Entrevista com Personagens Históricos

Os alunos escolherão um personagem histórico relevante e, em grupos, elaborarão uma história em quadrinhos onde um dos alunos faz perguntas ao personagem, enquanto os outros interpretam as respostas. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade BNCC (EF09HI02), que envolve a interpretação de fontes históricas.

3. Quadrinhos sobre Direitos Humanos

Os estudantes devem criar quadrinhos que abordem temas de direitos humanos, como igualdade e liberdade. Eles podem escolher um evento histórico que exemplifique a luta pelos direitos humanos e representá-lo graficamente. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF09HI03), que trata da análise crítica de eventos históricos e suas repercussões sociais.

4. Linha do Tempo em Quadrinhos

Os alunos criarão uma linha do tempo em formato de quadrinhos, destacando eventos importantes de uma determinada época. Essa atividade ajuda a visualizar a cronologia dos fatos e está alinhada à habilidade BNCC (EF09HI04), que envolve a compreensão da sequência temporal dos eventos históricos.

5. Recontando Mitos e Lendas

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar mitos e lendas de diferentes culturas e recontá-los em forma de história em quadrinhos. Isso promove a valorização da diversidade cultural e está alinhado à habilidade BNCC (EF09HI05), que aborda a diversidade cultural e suas manifestações.

6. Quadrinhos e a Revolução Industrial

Os alunos criarão quadrinhos que expliquem os principais aspectos da Revolução Industrial, como suas causas e consequências. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF09HI06), que envolve a análise das transformações sociais e econômicas ao longo da história.

7. A História da Arte em Quadrinhos

Os estudantes devem pesquisar sobre a evolução da arte ao longo da história e criar quadrinhos que representem diferentes estilos artísticos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF09HI07), que trata da análise das manifestações artísticas e culturais ao longo do tempo.

8. Quadrinhos e a História da Música

Nesta atividade, os alunos investigarão a evolução de um gênero musical e criarão uma história em quadrinhos que ilustre essa trajetória. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF09HI08), que envolve a análise das manifestações culturais e suas influências sociais.

9. Debates Históricos em Quadrinhos

Os alunos devem escolher um debate histórico, como a escravidão ou a luta pela independência, e criar quadrinhos que representem os diferentes pontos de vista. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF09HI09), que envolve a análise de diferentes perspectivas sobre eventos históricos.

10. Quadrinhos sobre a História da Ciência

Os estudantes criarão histórias em quadrinhos que abordem descobertas científicas importantes e seus impactos na sociedade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF09HI10), que trata da análise das contribuições científicas ao longo da história.