15 Ideias de Atividades (BNCC) língua portuguesa 1º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras simples. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Essa atividade estimula a associação entre a escrita e a imagem, além de promover a memorização. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias a partir de imagens ou palavras-chave. Após a elaboração, cada aluno deve contar sua história para a turma, desenvolvendo a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Textos Coletivos

Os alunos trabalham em grupos para produzir um texto coletivo. Cada grupo escolhe um tema e, com a ajuda do professor, escreve um parágrafo que será juntado aos demais. Essa atividade promove a colaboração e o respeito às ideias dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Leitura Compartilhada

Realizar uma leitura compartilhada de um livro infantil, onde o professor lê em voz alta e os alunos acompanham. Após a leitura, é importante discutir a história e os personagens, incentivando a interpretação e a crítica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos utilizando personagens e histórias que eles mesmos inventaram. Essa atividade estimula a criatividade e a organização de ideias, além de trabalhar a linguagem visual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Caça-Palavras Temático

Elaborar um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou alimentos. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando-as. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada aluno traz um livro de casa e compartilha um pouco da história com os colegas. Essa atividade incentiva o gosto pela leitura e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo das Rimas

Os alunos devem formar pares de palavras que rimam. Essa atividade pode ser realizada em grupos e estimula a percepção sonora da língua, além de desenvolver a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Atividade de Classificação de Palavras

Os alunos recebem uma lista de palavras e devem classificá-las em categorias, como substantivos, verbos e adjetivos. Essa atividade ajuda na compreensão das funções das palavras na língua portuguesa. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Poemas

Os alunos são incentivados a criar poemas simples, utilizando rimas e ritmos. Após a criação, podem compartilhar seus poemas com a turma, desenvolvendo a expressão oral e a sensibilidade literária. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos formam duplas e criam perguntas sobre um tema estudado. Em seguida, cada dupla faz as perguntas para outra, promovendo a revisão do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Desenho e Escrita

Os alunos desenham uma cena de uma história que leram e escrevem uma pequena descrição sobre o que aconteceu. Essa atividade integra a linguagem visual com a escrita, estimulando a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e encenam uma história, desenvolvendo a oralidade e a expressão corporal. Essa atividade também promove o trabalho em equipe e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Mapa Mental de Palavras

Os alunos criam mapas mentais utilizando palavras relacionadas a um tema. Essa atividade ajuda na organização do pensamento e na visualização das conexões entre as palavras. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Diário de Classe

Os alunos mantêm um diário onde escrevem sobre suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa prática estimula a escrita reflexiva e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15LP15.