15 Ideias de Atividades (BNCC) para o EJA de ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos do EJA é o cultivo de plantas em pequenos vasos. Os alunos podem observar o crescimento das plantas, anotando as mudanças ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: 3º ano do Ensino Fundamental – Ciências – (EF03CI03), que aborda a observação e o registro de fenômenos naturais.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles compreendam as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade correspondente é BNCC: 4º ano do Ensino Fundamental – Ciências – (EF04CI06), que trata dos processos naturais e suas interações.

3. Experiência com Magnetismo

Propor uma atividade onde os alunos experimentem com ímãs e objetos metálicos pode ser muito enriquecedor. Eles podem investigar quais materiais são atraídos pelos ímãs e quais não são, promovendo discussões sobre propriedades dos materiais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: 5º ano do Ensino Fundamental – Ciências – (EF05CI02), que aborda as propriedades dos materiais e suas aplicações.

4. Observação do Céu

Organizar uma noite de observação das estrelas e planetas pode ser uma experiência fascinante. Os alunos podem usar aplicativos de astronomia para identificar constelações e planetas visíveis. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: 6º ano do Ensino Fundamental – Ciências – (EF06CI01), que envolve a observação e a interpretação de fenômenos astronômicos.

5. Experimentos com Água e Óleo

Os alunos podem realizar um experimento simples que demonstra a imiscibilidade entre água e óleo. Ao misturar os dois líquidos, eles podem observar a formação de camadas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: 7º ano do Ensino Fundamental – Ciências – (EF07CI03), que aborda a estrutura da matéria e suas propriedades.

6. Construção de um Terrário

Os alunos podem construir um terrário, criando um ecossistema em miniatura. Essa atividade permite que eles aprendam sobre interações ecológicas e a importância da biodiversidade. A habilidade correspondente é BNCC: 8º ano do Ensino Fundamental – Ciências – (EF08CI04), que trata das relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

7. Estudo dos Alimentos

Realizar uma atividade onde os alunos investiguem a composição dos alimentos, como carboidratos, proteínas e gorduras, pode ser muito educativa. Eles podem criar um gráfico com as informações coletadas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: 9º ano do Ensino Fundamental – Ciências – (EF09CI05), que aborda a alimentação e a saúde.

8. Experimentos com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstram reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Essa atividade ajuda a entender conceitos de reatividade e produtos químicos. A habilidade correspondente é BNCC: Ensino Médio – Ciências – (EM13CN01), que envolve a compreensão de reações químicas e suas aplicações.

9. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural pode proporcionar uma experiência prática de aprendizado sobre ecossistemas e conservação. Os alunos podem observar a flora e fauna local e discutir a importância da preservação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: Ensino Médio – Ciências – (EM13CN04), que aborda a biodiversidade e a conservação ambiental.

10. Criação de um Jornal Científico

Os alunos podem criar um jornal científico onde eles escrevem sobre temas de ciências que aprenderam. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover a discussão de temas atuais. A habilidade correspondente é BNCC: Ensino Médio – Ciências – (EM13CN05), que envolve a comunicação científica e a produção de textos informativos.