15 Ideias de Atividades (BNCC) hora da leitura

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma atividade que promove a interação entre o professor e os alunos, onde um texto é lido em voz alta, permitindo que todos participem. Essa prática estimula a compreensão e a interpretação textual. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Resumos

Após a leitura de um texto, os alunos podem ser desafiados a criar resumos que sintetizem as principais ideias. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e a capacidade de identificar informações relevantes. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate Literário

Organizar um debate sobre o texto lido permite que os alunos expressem suas opiniões e argumentos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem visualmente o tema do texto lido. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação visual, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Diário de Leitura

Incentivar os alunos a manter um diário de leitura onde registram suas impressões sobre os textos lidos é uma ótima forma de desenvolver a escrita reflexiva e a autoavaliação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Teatro de Leitura

Transformar a leitura em uma peça de teatro, onde os alunos encenam partes do texto, ajuda a desenvolver a expressão oral e a interpretação de personagens. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Perguntas

Após a leitura, os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o texto. Essa atividade reforça a compreensão e a memória. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Fanzines

Os alunos podem criar fanzines que abordem o tema do texto lido, combinando escrita, ilustração e design gráfico. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Análise de Personagens

Os alunos podem realizar uma análise detalhada dos personagens do texto, explorando suas características, motivações e relações. Essa atividade desenvolve a interpretação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Leitura em Voz Alta

Promover sessões de leitura em voz alta, onde os alunos leem para os colegas, ajuda a desenvolver a fluência e a confiança na leitura. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Poemas

Após a leitura de um texto, os alunos podem ser incentivados a criar poemas inspirados no tema. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Mapa Conceitual

Os alunos podem elaborar mapas conceituais que organizem as ideias principais do texto. Essa atividade ajuda na visualização e na compreensão das relações entre os conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Entrevista com o Autor

Os alunos podem simular uma entrevista com o autor do texto, explorando suas intenções e o contexto da obra. Essa atividade desenvolve a pesquisa e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Vídeos

Os alunos podem produzir vídeos que resenhem ou interpretem o texto lido. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Clube do Livro

Formar um clube do livro onde os alunos discutem diferentes obras literárias promove a leitura crítica e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP15.