15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre brinquedos de sucata

1. Criando Instrumentos Musicais com Sucata

Os alunos podem utilizar garrafas PET, latas e outros materiais recicláveis para criar instrumentos musicais, como chocalhos e tambores. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de promover a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Montagem de Brinquedos de Rolagem

Com rolos de papel toalha e tampas de garrafa, os estudantes podem construir brinquedos que rolam, como carrinhos. Essa atividade promove a exploração de conceitos de física, como movimento e gravidade. Habilidade BNCC: EF15CI01.

3. Criação de Fantoches de Sucata

Os alunos podem criar fantoches utilizando caixas de papelão, meias e outros materiais. Essa atividade estimula a expressão artística e a contação de histórias, desenvolvendo habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15AR02.

4. Construção de Jogos de Tabuleiro

Utilizando papelão e tampas de garrafa, os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro. Essa atividade incentiva o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de ser uma forma divertida de aprender regras e estratégias. Habilidade BNCC: EF15MA04.

5. Criação de Brinquedos de Puxar

Com caixas de sapato e cordas, os estudantes podem construir brinquedos de puxar, como animais ou carrinhos. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade, além de permitir que os alunos explorem conceitos de design. Habilidade BNCC: EF15AR03.

6. Montagem de Móbiles com Materiais Recicláveis

Os alunos podem utilizar tampas, pedaços de papel e outros materiais para criar móbiles decorativos. Essa atividade estimula a coordenação e a percepção visual, além de promover a reciclagem. Habilidade BNCC: EF15AR04.

7. Criação de Jogos de Memória

Com cartões feitos de papelão, os alunos podem criar jogos de memória personalizados. Essa atividade estimula a memória e a concentração, além de ser uma forma divertida de aprender sobre diferentes temas. Habilidade BNCC: EF15MA05.

8. Construção de Casinhas para Brinquedos

Utilizando caixas de papelão, os alunos podem construir casinhas para seus brinquedos. Essa atividade incentiva a criatividade e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos explorem conceitos de arquitetura. Habilidade BNCC: EF15AR05.

9. Criação de Jogos de Arremesso

Com garrafas PET e bolinhas de papel, os alunos podem criar jogos de arremesso. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a precisão, além de ser uma forma divertida de trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Montagem de Robôs com Sucata

Os alunos podem utilizar caixas, garrafas e outros materiais para criar robôs. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, além de permitir que os alunos explorem conceitos de tecnologia e engenharia. Habilidade BNCC: EF15CI02.