15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre sílaba tônica 3º ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Crie um jogo da memória utilizando cartões com palavras que possuem sílaba tônica. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao fazê-lo, devem identificar a sílaba tônica de cada uma. Essa atividade estimula a memória e a atenção, além de promover a identificação das sílabas tônicas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com palavras que contenham sílabas tônicas. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever a sílaba tônica de cada uma. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

3. Música e Sílabas Tônicas

Escolha uma música conhecida e peça aos alunos para identificarem as palavras que possuem sílaba tônica. Após a atividade, os alunos podem discutir em grupo sobre a importância da sílaba tônica na música. Habilidade BNCC: EF15LP05.

4. Criação de Poemas

Proponha que os alunos criem pequenos poemas utilizando palavras com sílaba tônica. Eles devem destacar a sílaba tônica em cada palavra. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP05.

5. Bingo das Palavras

Organize um bingo onde as cartas contenham palavras com diferentes sílabas tônicas. O professor chama as palavras e os alunos devem marcar as que possuem a sílaba tônica correspondente. Essa atividade é divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Atividade de Classificação

Peça aos alunos que classifiquem uma lista de palavras em grupos de acordo com a sílaba tônica (aguda, grave ou esdrúxula). Essa atividade ajuda na compreensão das diferentes classificações das sílabas tônicas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Desenho e Palavras

Os alunos devem desenhar uma cena que represente palavras que possuem sílaba tônica. Em seguida, eles devem apresentar seus desenhos e explicar as palavras escolhidas, destacando a sílaba tônica. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Leitura de Textos

Selecione um texto curto e peça aos alunos que leiam em voz alta, identificando as sílabas tônicas das palavras. Após a leitura, discuta a importância da sílaba tônica na pronúncia correta das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP05.

9. Jogo de Rimas

Crie um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimam e que tenham a mesma sílaba tônica. Essa atividade desenvolve o raciocínio e a criatividade dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Quiz Interativo

Elabore um quiz com perguntas sobre sílaba tônica, onde os alunos devem responder a questões sobre a identificação e classificação das sílabas tônicas. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP05.

11. Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos que expliquem o conceito de sílaba tônica, incluindo exemplos e ilustrações. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Atividade de Ditado

Realize uma atividade de ditado onde as palavras ditadas contenham sílaba tônica. Após o ditado, os alunos devem identificar a sílaba tônica de cada palavra escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

13. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre sílaba tônica, onde os alunos devem responder a perguntas relacionadas ao tema. Essa atividade promove o aprendizado ativo e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

14. Criação de Histórias

Peça aos alunos que criem histórias curtas utilizando palavras com sílaba tônica. Eles devem destacar as sílabas tônicas em suas histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Atividade de Revisão

Realize uma atividade de revisão onde os alunos devem revisar o conteúdo sobre sílaba tônica, utilizando jogos e dinâmicas para fixar o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP05.