15 Ideias de Atividades (BNCC) máscara de carnaval

1. Máscara de Carnaval com Materiais Recicláveis

Uma atividade que promove a sustentabilidade e a criatividade é a confecção de máscaras de carnaval utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem trazer garrafas PET, papelão, e outros itens que seriam descartados. A habilidade BNCC correspondente é Arte (EF15AR01), que envolve a valorização de materiais e a expressão artística. Os alunos devem ser incentivados a criar suas próprias máscaras, explorando diferentes formas e cores, e apresentá-las para a turma.

2. Máscaras de Carnaval e a Cultura Brasileira

Explorar a história das máscaras de carnaval no Brasil é uma excelente forma de integrar conhecimento cultural e artístico. Os alunos podem pesquisar sobre as diferentes tradições de carnaval em várias regiões do país, como o Rio de Janeiro e Salvador. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC História (EF15HI01), que aborda a diversidade cultural brasileira. Após a pesquisa, os alunos podem criar uma apresentação sobre o que aprenderam.

3. Criação de Máscaras com Tecido

Utilizar tecido para a confecção de máscaras é uma atividade que desenvolve habilidades manuais e a coordenação motora. Os alunos podem usar retalhos de tecido para criar máscaras personalizadas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC Educação Física (EF15EF01), que incentiva a prática de atividades manuais e a expressão corporal. Ao final, os alunos podem fazer um desfile de máscaras.

4. Máscaras de Carnaval e a Matemática

Integrar a matemática na confecção de máscaras é uma forma divertida de aprender. Os alunos podem medir e cortar os materiais, calculando áreas e perímetros. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC Matemática (EF15MA01), que envolve a resolução de problemas práticos. Ao final, os alunos podem apresentar suas máscaras e explicar os cálculos realizados.

5. Máscaras de Carnaval e a Música

Os alunos podem criar uma máscara inspirada em uma canção de carnaval. Após a confecção, podem apresentar a máscara e cantar a música escolhida. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC Arte (EF15AR02), que envolve a relação entre arte e música. Essa atividade promove a integração entre diferentes linguagens artísticas e estimula a criatividade.

6. Máscaras de Carnaval e a Literatura

Uma atividade interessante é a criação de máscaras inspiradas em personagens de livros. Os alunos podem escolher um livro que leem e criar uma máscara que represente um personagem. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC Literatura (EF15LP01), que incentiva a leitura e a interpretação de textos. Após a confecção, os alunos podem apresentar suas máscaras e contar um pouco sobre o personagem.

7. Máscaras de Carnaval e a Tecnologia

Utilizar tecnologia para criar máscaras digitais é uma atividade inovadora. Os alunos podem usar aplicativos de design gráfico para criar suas máscaras e depois imprimi-las. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC Educação Digital (EF15ED01), que envolve o uso de tecnologias na educação. Os alunos podem apresentar suas criações em uma exposição digital.

8. Máscaras de Carnaval e a Dança

Os alunos podem criar uma máscara e, em seguida, desenvolver uma coreografia que a acompanhe. Essa atividade promove a expressão corporal e está alinhada com a habilidade BNCC Educação Física (EF15EF02), que envolve a dança como forma de expressão. Ao final, os alunos podem apresentar suas danças em um evento de carnaval na escola.

9. Máscaras de Carnaval e a Fotografia

Uma atividade que combina arte e fotografia é a criação de um ensaio fotográfico com as máscaras. Os alunos podem usar suas máscaras e tirar fotos em diferentes cenários. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC Arte (EF15AR03), que envolve a apreciação e a produção de imagens. As fotos podem ser expostas na escola, promovendo um evento de carnaval.

10. Máscaras de Carnaval e a História da Arte

Os alunos podem pesquisar sobre a história das máscaras na arte, desde as antigas civilizações até os dias atuais. Após a pesquisa, podem criar suas próprias máscaras inspiradas em estilos artísticos diferentes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC Arte (EF15AR04), que envolve a apreciação e a produção artística. Os alunos podem apresentar suas máscaras e discutir as influências artísticas que escolheram.