15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil cores

1. Pintura com as Cores do Arco-Íris

Uma atividade clássica que envolve a pintura com as cores do arco-íris. As crianças podem usar pincéis, esponjas ou até mesmo os dedos para criar suas obras de arte. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de permitir que os alunos aprendam sobre as cores primárias e secundárias. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Caça às Cores

Organize uma caça ao tesouro onde as crianças devem encontrar objetos de diferentes cores espalhados pela sala ou pátio. Essa atividade promove o reconhecimento das cores no ambiente e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EI03EF01.

3. Mistura de Cores

Utilize tintas ou corantes para ensinar as crianças sobre a mistura de cores. Proporcione recipientes com cores primárias e deixe que elas experimentem misturá-las para ver quais novas cores podem criar. Essa atividade é excelente para desenvolver a curiosidade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EI03CG03.

4. Jogo das Sombras Coloridas

Com lanternas e objetos coloridos, crie sombras em uma parede. As crianças podem observar como as cores se misturam e se transformam quando iluminadas. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção visual e a compreensão das cores. Habilidade BNCC: EI03EF02.

5. Colagem de Cores

Forneça revistas e papéis coloridos para que as crianças façam colagens. Elas podem recortar e colar diferentes formas e cores, criando composições únicas. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora fina. Habilidade BNCC: EI03CG01.

6. Dança das Cores

Crie uma atividade de dança onde cada cor representa um movimento diferente. As crianças devem dançar conforme a música toca e parar quando a música para, associando movimentos a cores. Essa atividade promove a expressão corporal e a identificação de cores. Habilidade BNCC: EI03EF03.

7. Jardim das Cores

Plante flores de diferentes cores em um pequeno jardim ou em vasos. As crianças podem ajudar a cuidar das plantas e aprender sobre as cores da natureza. Essa atividade ensina sobre responsabilidade e o ciclo de vida das plantas. Habilidade BNCC: EI03EF04.

8. Histórias Coloridas

Leia histórias que enfatizam cores e peça para as crianças desenharem suas partes favoritas. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão de narrativas, além de reforçar o aprendizado das cores. Habilidade BNCC: EI03LP01.

9. Mural das Cores

Crie um mural colaborativo onde cada criança pode adicionar algo de sua cor favorita. Isso promove o trabalho em equipe e a expressão individual, além de criar um ambiente colorido e acolhedor. Habilidade BNCC: EI03CG04.

10. Experiência com Luz e Cor

Utilize prismas ou água em copos para mostrar como a luz branca se transforma em cores. As crianças podem observar e até criar seus próprios arco-íris. Essa atividade é uma introdução à ciência das cores e à física da luz. Habilidade BNCC: EI03EF05.

11. Jogos de Memória Coloridos

Crie um jogo de memória com cartões de cores. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a desenvolver a memória e o reconhecimento de cores. Habilidade BNCC: EI03EF06.

12. Cores na Natureza

Leve as crianças para um passeio ao ar livre e peça que identifiquem diferentes cores na natureza. Elas podem coletar folhas, flores e outros elementos, promovendo a observação e a apreciação do meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03EF07.

13. Fantoche das Cores

Crie fantoches de papel ou tecido em diferentes cores e faça uma apresentação. As crianças podem inventar histórias e personagens, estimulando a criatividade e a linguagem. Habilidade BNCC: EI03LP02.

14. Cores e Emoções

Discuta como as cores podem representar diferentes emoções. As crianças podem desenhar ou pintar algo que represente como se sentem em relação a uma cor específica. Essa atividade promove a inteligência emocional e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EI03EF08.

15. Cores e Música

Associe músicas a cores, onde cada cor representa um ritmo ou movimento. As crianças podem dançar e se movimentar conforme a música toca, ajudando a criar uma conexão entre música e cores. Habilidade BNCC: EI03EF09.