15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre água 4º ano

1. Experimento de Filtração de Água

Os alunos podem realizar um experimento simples de filtração de água utilizando materiais como areia, carvão e algodão. Essa atividade permite que eles compreendam o processo de purificação da água e a importância da preservação dos recursos hídricos. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI03.

2. Criação de Cartazes sobre a Importância da Água

Os alunos podem criar cartazes informativos que abordem a importância da água para a vida, destacando seu uso consciente e os cuidados necessários para evitar o desperdício. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa. Habilidade BNCC: Arte – 4º ano – EF15AR01.

3. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Água

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades e informações relacionadas à água. Os alunos podem se dividir em grupos e competir, o que promove o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI01.

4. Mapa Conceitual sobre Ciclo da Água

Os alunos podem desenvolver um mapa conceitual que represente o ciclo da água, incluindo etapas como evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade ajuda na compreensão dos processos naturais. Habilidade BNCC: Geografia – 4º ano – EF04GE02.

5. Experiência de Coleta de Água da Chuva

Os alunos podem coletar água da chuva em diferentes recipientes e analisar a qualidade da água. Essa atividade promove a observação e a análise crítica sobre a água que consumimos. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI02.

6. Debate sobre Poluição da Água

Promover um debate em sala de aula sobre as causas e consequências da poluição da água. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação. Habilidade BNCC: Português – 4º ano – EF15LP01.

7. Criação de um Diário da Água

Cada aluno pode manter um diário onde registrará o uso da água em suas casas por uma semana. Essa atividade incentiva a reflexão sobre o consumo e a importância da água. Habilidade BNCC: Matemática – 4º ano – EF04MA12.

8. Visita a uma Estação de Tratamento de Água

Organizar uma visita a uma estação de tratamento de água local. Os alunos poderão ver de perto como a água é tratada e a importância desse processo para a saúde pública. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI04.

9. Produção de Vídeos Educativos sobre Água

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando a importância da água e como preservá-la. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: Arte – 4º ano – EF15AR02.

10. Jogo de Tabuleiro sobre Uso Sustentável da Água

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre o uso sustentável da água, incluindo desafios e perguntas sobre o tema. Essa atividade promove o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: Matemática – 4º ano – EF04MA13.

11. Pesquisa sobre Recursos Hídricos Locais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os recursos hídricos de sua região, identificando rios, lagos e nascentes. Essa atividade incentiva a valorização do patrimônio natural. Habilidade BNCC: Geografia – 4º ano – EF04GE01.

12. Criação de uma Música ou Poema sobre Água

Os alunos podem compor uma música ou poema que aborde a importância da água e a necessidade de preservá-la. Essa atividade estimula a expressão artística e a sensibilidade ambiental. Habilidade BNCC: Arte – 4º ano – EF15AR03.

13. Experiência de Evaporação da Água

Realizar uma experiência simples de evaporação da água, onde os alunos podem observar como a água se transforma em vapor. Essa atividade ajuda a entender os estados físicos da água. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI05.

14. Criação de um Blog sobre Água

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, dicas e curiosidades sobre a água. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação. Habilidade BNCC: Português – 4º ano – EF15LP02.

15. Simulação de um Debate sobre Crise Hídrica

Os alunos podem simular um debate sobre a crise hídrica, discutindo soluções e a importância da conservação da água. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI06.