15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre movimentos sociais

1. Debate sobre Movimentos Sociais

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir diferentes movimentos sociais, como o movimento negro, feminista e ambientalista. Os alunos devem pesquisar sobre a história, os objetivos e as conquistas de cada movimento, promovendo uma reflexão crítica. Habilidade BNCC: EM13CHS101.

2. Criação de Cartazes Informativos

Peça aos alunos que criem cartazes informativos sobre um movimento social de sua escolha. Os cartazes devem incluir dados históricos, figuras importantes e os principais objetivos do movimento. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EM13CHS102.

3. Análise de Documentos Históricos

Forneça aos alunos documentos históricos relacionados a movimentos sociais, como cartas, manifestos e discursos. Eles devem analisar o conteúdo e discutir seu impacto na sociedade. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação e análise crítica. Habilidade BNCC: EM13CHS103.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando um movimento social e suas principais características. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação visual, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EM13CHS104.

5. Simulação de uma Assembleia

Realize uma simulação de uma assembleia onde os alunos representam diferentes grupos sociais. Eles devem debater propostas e reivindicações, promovendo a prática da argumentação e do respeito às opiniões divergentes. Habilidade BNCC: EM13CHS105.

6. Pesquisa de Campo

Proponha uma pesquisa de campo onde os alunos possam entrevistar membros de movimentos sociais locais. Essa atividade proporciona uma experiência prática e aproxima os alunos da realidade social. Habilidade BNCC: EM13CHS106.

7. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde publicam artigos sobre diferentes movimentos sociais. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos. Habilidade BNCC: EM13CHS107.

8. Estudo de Casos

Apresente casos específicos de movimentos sociais e peça aos alunos que analisem as estratégias utilizadas para alcançar seus objetivos. Essa atividade desenvolve habilidades de análise e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EM13CHS108.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre movimentos sociais. Os alunos devem responder a perguntas sobre fatos históricos, figuras importantes e conquistas dos movimentos. Essa atividade é divertida e educativa. Habilidade BNCC: EM13CHS109.

10. Criação de uma Linha do Tempo

Os alunos podem criar uma linha do tempo que represente os principais eventos de um movimento social. Essa atividade ajuda a visualizar a evolução do movimento e suas conquistas ao longo do tempo. Habilidade BNCC: EM13CHS110.