15 Ideias de Atividades (BNCC) sociologia para o ensino médio

1. Debate sobre Desigualdade Social

Organizar um debate em sala de aula sobre desigualdade social, abordando suas causas e consequências. Os alunos podem ser divididos em grupos para pesquisar diferentes aspectos da desigualdade, como renda, acesso à educação e saúde. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EM13CHS101), que propõe a análise crítica das desigualdades sociais.

2. Análise de Documentos Históricos

Os alunos podem analisar documentos históricos que tratam de questões sociais, como a Constituição de 1988 ou documentos da luta pelos direitos civis. Essa atividade estimula a habilidade BNCC (EM13CHS102), que envolve a interpretação de fontes históricas e a construção de argumentos a partir delas.

3. Criação de Infográficos

Os estudantes podem criar infográficos que representem dados sobre a população brasileira, como índices de pobreza e educação. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC (EM13CHS103), que incentiva a produção de representações gráficas de informações sociais.

4. Estudo de Caso: Movimentos Sociais

Realizar um estudo de caso sobre um movimento social, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Os alunos devem pesquisar a história, os objetivos e as conquistas do movimento, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13CHS104), que aborda a análise de movimentos sociais e suas repercussões.

5. Simulação de uma Assembleia Popular

Promover uma simulação de uma assembleia popular onde os alunos podem discutir e votar propostas sobre temas sociais relevantes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EM13CHS105), que envolve a participação em processos democráticos e a discussão de políticas públicas.

6. Produção de Podcasts

Os alunos podem produzir podcasts sobre temas sociológicos, como a cultura de massa ou a globalização. Essa atividade estimula a habilidade BNCC (EM13CHS106), que propõe a produção de conteúdos em diferentes mídias para discutir questões sociais.

7. Análise de Filmes e Documentários

Assistir e discutir filmes ou documentários que abordem questões sociais, como “Que Horas Ela Volta?” ou “O Dia que Durou 21 Anos”. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EM13CHS107), que envolve a análise crítica de produções audiovisuais.

8. Pesquisa de Campo

Realizar uma pesquisa de campo em comunidades locais para entender as realidades sociais e econômicas. Os alunos podem entrevistar moradores e coletar dados, alinhando-se à habilidade BNCC (EM13CHS108), que propõe a investigação de realidades sociais.

9. Criação de Campanhas de Conscientização

Os alunos podem desenvolver campanhas de conscientização sobre temas como racismo, machismo ou homofobia. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EM13CHS109), que envolve a promoção de direitos humanos e a reflexão sobre preconceitos.

10. Jogo de Simulação de Políticas Públicas

Organizar um jogo de simulação onde os alunos assumem papéis de diferentes atores sociais (governo, ONGs, cidadãos) para discutir e propor políticas públicas. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC (EM13CHS110), que propõe a análise das relações entre sociedade e políticas públicas.