15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação para 3º ano

1. Jogo da Alimentação Saudável

Os alunos podem participar de um jogo de tabuleiro onde cada casa representa um tipo de alimento. Os estudantes devem responder perguntas sobre os benefícios de cada alimento para avançar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que aborda a importância da alimentação saudável.

2. Criação de um Cardápio Balanceado

Os alunos devem criar um cardápio semanal que inclua todos os grupos alimentares. Essa atividade estimula a compreensão dos grupos alimentares e suas funções, atendendo à habilidade EF15CI02, que trata da escolha consciente de alimentos.

3. Experiência com Frutas e Legumes

Os alunos podem realizar uma experiência onde observam a diferença entre frutas e legumes frescos e aqueles que estão estragados. Essa atividade promove a habilidade EF15CI03, que envolve a observação e análise de alimentos.

4. Roda de Conversa sobre Alimentação

Promova uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas refeições favoritas e discutem a importância de uma alimentação equilibrada. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI04, que incentiva a expressão oral e a troca de experiências.

5. Mapa da Alimentação

Os alunos podem criar um mapa que mostre de onde vêm os alimentos que consomem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI05, que trata da origem dos alimentos e sua relação com a cultura local.

6. Oficina de Receitas Saudáveis

Organize uma oficina onde os alunos podem preparar receitas saudáveis utilizando ingredientes variados. Essa atividade promove a habilidade EF15CI06, que envolve a prática de cozinhar e a escolha de ingredientes saudáveis.

7. Pesquisa sobre Alimentos Regionais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre alimentos típicos da região e suas propriedades nutricionais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI07, que aborda a diversidade alimentar e suas origens.

8. Jogo de Memória dos Alimentos

Crie um jogo de memória com imagens de alimentos e suas classificações (frutas, verduras, grãos, etc.). Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI08, que envolve a classificação e identificação de alimentos.

9. Debate sobre Alimentação e Saúde

Promova um debate em sala de aula sobre como a alimentação influencia a saúde. Essa atividade estimula a habilidade EF15CI09, que envolve a argumentação e a construção de opiniões fundamentadas.

10. Criação de um Diário Alimentar

Os alunos devem manter um diário alimentar por uma semana, registrando o que comem e refletindo sobre suas escolhas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI10, que promove a autoavaliação e a conscientização sobre hábitos alimentares.