15 Ideias de Atividades (BNCC) surdos e ouvintes

1. Contação de Histórias Inclusivas

Utilize contos que abordem a diversidade e a inclusão, envolvendo personagens surdos e ouvintes. Os alunos podem criar suas próprias histórias, utilizando recursos visuais e sonoros. Essa atividade promove a empatia e a compreensão das diferentes realidades. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Crie jogos de tabuleiro que incentivem a interação entre alunos surdos e ouvintes. Utilize elementos visuais e táteis, além de regras que favoreçam a comunicação não-verbal. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF01.

3. Oficina de Libras

Promova uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) onde os alunos possam aprender sinais básicos. Isso não só facilita a comunicação, mas também valoriza a cultura surda. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos que abordem temas relevantes para a turma, utilizando legendas e interpretação em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a inclusão de diferentes formas de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Mapa Conceitual Colaborativo

Desenvolva um mapa conceitual em grupo, onde cada aluno contribui com suas ideias. Utilize recursos visuais e gráficos que ajudem na compreensão dos conceitos. Essa atividade promove a colaboração e o respeito às diferentes formas de aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Teatro de Fantoches

Organize uma apresentação de teatro de fantoches, onde os alunos podem criar diálogos em Libras e português. Essa atividade estimula a expressão artística e a comunicação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR01.

7. Jogo de Adivinhação com Imagens

Crie um jogo de adivinhação utilizando imagens e palavras em Libras. Os alunos devem adivinhar a palavra ou a frase a partir das pistas visuais. Essa atividade desenvolve a percepção visual e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Produção de Músicas Inclusivas

Os alunos podem compor músicas que abordem a inclusão e a diversidade, utilizando instrumentos musicais e recursos sonoros. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre a convivência. Habilidade BNCC: EF15AR02.

9. Exposição de Arte Inclusiva

Organize uma exposição onde os alunos possam apresentar suas obras de arte, utilizando diferentes técnicas e materiais. Incentive a descrição das obras em Libras e português. Essa atividade valoriza a expressão artística e a diversidade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Debate sobre Inclusão

Promova um debate onde os alunos possam discutir a importância da inclusão de pessoas surdas na sociedade. Utilize recursos visuais e intérpretes para facilitar a comunicação. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP06.