15 Ideias de Atividades (BNCC) Halloween ensino médio

1. Criação de Contos de Terror

Os alunos podem ser desafiados a criar seus próprios contos de terror, utilizando elementos da literatura de horror. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de permitir a análise de estruturas narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP12.

2. Análise de Filmes de Terror

Assistir a um filme de terror e discutir suas características, como enredo, personagens e efeitos sonoros, pode ser uma atividade interessante. Os alunos podem elaborar uma crítica cinematográfica, desenvolvendo habilidades de análise e interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP13.

3. Debate sobre Mitos e Lendas Urbanas

Promover um debate sobre mitos e lendas urbanas pode ser uma forma de explorar a cultura popular e as crenças. Os alunos devem pesquisar e apresentar suas descobertas, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP14.

4. Produção de Vídeos Temáticos

Os alunos podem criar vídeos curtos com temas de Halloween, abordando desde a história da data até tradições de diferentes culturas. Essa atividade envolve planejamento, roteirização e edição, promovendo o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR03.

5. Criação de Máscaras e Fantasias

Uma atividade prática que envolve a confecção de máscaras e fantasias de Halloween. Os alunos podem utilizar materiais recicláveis, estimulando a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Estudo de Poemas de Terror

Os alunos podem ler e analisar poemas que abordam temas de terror, como os de Edgar Allan Poe. Essa atividade promove a interpretação de textos poéticos e a discussão sobre sentimentos e emoções. Habilidade BNCC: EF15LP11.

7. Criação de Jogos de Tabuleiro Temáticos

Os alunos podem desenvolver jogos de tabuleiro com temas de Halloween, criando regras e desafios. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15MA05.

8. Pesquisa sobre a História do Halloween

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a origem e a evolução do Halloween, apresentando suas descobertas em forma de seminário. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação oral. Habilidade BNCC: EF15HI01.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a história e as tradições do Halloween, utilizando elementos gráficos e textuais. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação visual. Habilidade BNCC: EF15AR01.

10. Contação de Histórias de Terror

Promover uma sessão de contação de histórias de terror, onde os alunos podem compartilhar contos que criaram ou que conhecem. Essa atividade desenvolve a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Playlist de Músicas de Halloween

Os alunos podem pesquisar e criar uma playlist com músicas que remetem ao Halloween, discutindo as letras e os temas abordados. Essa atividade promove a análise musical e a apreciação cultural. Habilidade BNCC: EF15AR04.

12. Experimentos Científicos Temáticos

Realizar experimentos científicos que remetam ao Halloween, como a criação de “sangue falso” ou reações químicas que geram efeitos visuais interessantes. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a curiosidade científica. Habilidade BNCC: EF15CI01.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos com temas de Halloween, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP09.

14. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Halloween

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre curiosidades e tradições do Halloween, promovendo a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

15. Criação de um Blog Temático

Os alunos podem criar um blog sobre Halloween, onde compartilham suas atividades, pesquisas e criações. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15LP07.