15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática do ensino médio

1. Resolução de Problemas com Geometria Espacial

Os alunos podem trabalhar em grupos para resolver problemas práticos envolvendo volume e área de figuras geométricas espaciais. A atividade pode incluir a construção de maquetes utilizando materiais recicláveis, como papelão e garrafas plásticas, para representar prismas, cilindros e pirâmides. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT302, que aborda a resolução de problemas que envolvem medidas de volume e área.

2. Análise de Gráficos Estatísticos

Os estudantes devem coletar dados sobre um tema de interesse, como a média de temperatura em diferentes meses, e criar gráficos de barras e linhas. Em seguida, eles devem analisar os gráficos, interpretando as informações e fazendo previsões. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EM13MAT303, que trata da interpretação de dados e gráficos.

3. Jogos Matemáticos com Probabilidade

Os alunos podem participar de um torneio de jogos de tabuleiro que envolvam conceitos de probabilidade, como o jogo de dados ou cartas. Após as partidas, eles devem calcular as probabilidades de diferentes eventos e discutir as estratégias utilizadas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT304, que aborda a probabilidade em situações do cotidiano.

4. Modelagem Matemática com Funções

Os estudantes podem desenvolver um projeto em que modelam uma situação real utilizando funções matemáticas. Por exemplo, calcular o custo de uma viagem em função da distância e do preço do combustível. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EM13MAT305, que envolve a modelagem de situações utilizando funções.

5. Estudo de Sequências Numéricas

Os alunos devem investigar sequências numéricas, como a sequência de Fibonacci, e sua aplicação em fenômenos naturais, como o crescimento de plantas. Eles podem criar um mural com exemplos visuais e matemáticos. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EM13MAT306, que trata de sequências e padrões.

6. Simulação de Mercado Financeiro

Os estudantes podem participar de uma simulação de mercado financeiro, onde devem investir em ações fictícias e acompanhar a variação dos preços. Ao final, eles devem apresentar um relatório sobre suas decisões e resultados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT307, que envolve a análise de dados financeiros.

7. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem criar mapas conceituais que relacionem diferentes tópicos da matemática, como álgebra, geometria e estatística. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a conexão entre os conteúdos, alinhando-se à habilidade BNCC EM13MAT308, que trata da articulação de conhecimentos matemáticos.

8. Projetos de Pesquisa sobre Matemática na História

Os estudantes podem realizar pesquisas sobre matemáticos famosos e suas contribuições para a matemática. Em seguida, devem apresentar suas descobertas em forma de seminário ou pôster. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13MAT309, que aborda a história da matemática e suas aplicações.

9. Atividades de Matemática Financeira

Os alunos podem simular a elaboração de um orçamento mensal, considerando despesas fixas e variáveis. Eles devem calcular juros simples e compostos em situações de empréstimos e investimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EM13MAT310, que envolve a matemática financeira no cotidiano.

10. Criação de Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Os estudantes podem desenvolver jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Após a criação, os alunos podem jogar entre si, promovendo a prática de forma lúdica. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EM13MAT311, que trata da prática de operações matemáticas em diferentes contextos.