15 Ideias de Atividades (BNCC) de escultura

1. Escultura em Argila

A atividade de escultura em argila é uma excelente forma de introduzir os alunos ao mundo das artes plásticas. Os estudantes podem criar formas e figuras utilizando suas mãos e ferramentas simples, desenvolvendo habilidades motoras e criativas. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que aborda a exploração de diferentes materiais e técnicas de produção artística.

2. Esculturas com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar esculturas é uma maneira de conscientizar os alunos sobre a sustentabilidade. Os estudantes podem coletar garrafas, caixas e outros itens para construir suas obras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que incentiva a reflexão sobre o meio ambiente e a utilização de materiais alternativos.

3. Escultura em Papel Machê

O papel machê é uma técnica acessível e divertida que permite aos alunos criar esculturas tridimensionais. A atividade pode incluir a criação de máscaras ou figuras de animais, estimulando a imaginação. A habilidade BNCC EF15AR03 é aplicada aqui, pois envolve a experimentação com diferentes texturas e formas.

4. Escultura com Areia

Construir esculturas de areia é uma atividade lúdica que pode ser realizada em ambientes externos. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar castelos ou formas livres, desenvolvendo o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15AR04, que enfatiza a colaboração e a criatividade em grupo.

5. Escultura em Gesso

A escultura em gesso permite que os alunos explorem a modelagem de formas mais detalhadas. Após a secagem, as esculturas podem ser pintadas, proporcionando uma experiência completa. A habilidade BNCC EF15AR05 é relevante aqui, pois envolve a apreciação e a crítica das obras produzidas.

6. Escultura de Frutas e Legumes

Transformar frutas e legumes em esculturas é uma atividade que combina arte e alimentação saudável. Os alunos podem criar figuras divertidas, aprendendo sobre formas e texturas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR06, que promove a valorização da cultura alimentar e a criatividade.

7. Escultura em Metal com Materiais de Descarte

Usar materiais metálicos descartados para criar esculturas é uma forma de incentivar a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem trabalhar com latas e outros itens para construir suas obras. A habilidade BNCC EF15AR07 se aplica, pois envolve a pesquisa e a experimentação com diferentes materiais.

8. Escultura em Cera de Abelha

A cera de abelha é um material natural que pode ser moldado em diversas formas. Os alunos podem criar pequenas esculturas ou objetos utilitários, aprendendo sobre a origem dos materiais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR08, que incentiva a valorização dos recursos naturais.

9. Escultura em Massinha de Modelar

A massinha de modelar é uma ferramenta clássica para a introdução à escultura. Os alunos podem criar personagens e objetos, desenvolvendo a coordenação motora e a criatividade. A habilidade BNCC EF15AR09 é aplicada, pois envolve a exploração de formas e cores.

10. Escultura com Fios e Arames

Utilizar fios e arames para criar esculturas permite que os alunos explorem a tridimensionalidade de forma inovadora. Eles podem criar figuras abstratas ou representativas, desenvolvendo o pensamento crítico. A habilidade EF15AR10 da BNCC é relevante, pois incentiva a experimentação e a expressão pessoal.