15 Ideias de Atividades (BNCC) com jogos cooperativos

1. Jogo da Amizade

O Jogo da Amizade é uma atividade que promove a interação entre os alunos, onde cada um deve compartilhar algo positivo sobre o colega ao seu lado. Essa atividade pode ser realizada em círculo, e cada aluno deve se apresentar e dizer uma qualidade que admira no colega. Essa prática está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que visa desenvolver a empatia e a convivência harmoniosa entre os estudantes.

2. Corrida de Revezamento

A Corrida de Revezamento é uma atividade física que estimula o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em grupos e devem completar uma série de tarefas, como correr, saltar e passar objetos entre si. Essa atividade pode ser adaptada para incluir perguntas sobre conteúdos estudados, promovendo a aprendizagem ativa. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a importância da cooperação e do respeito mútuo.

3. Caça ao Tesouro Cooperativa

A Caça ao Tesouro Cooperativa é uma atividade que estimula a resolução de problemas em grupo. Os alunos devem trabalhar juntos para encontrar pistas espalhadas pela escola, que levam a um “tesouro”. As pistas podem incluir questões sobre matérias estudadas, promovendo a interdisciplinaridade. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15MA03, que incentiva o raciocínio lógico e a colaboração.

4. Teatro de Fantoches

O Teatro de Fantoches é uma atividade que permite aos alunos expressarem suas emoções e criatividade. Em grupos, os alunos criam histórias e personagens, utilizando fantoches para encenar. Essa atividade estimula a comunicação e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que foca na valorização das manifestações culturais.

5. Jogo do Desenho Coletivo

No Jogo do Desenho Coletivo, os alunos trabalham juntos para criar uma obra de arte. Cada aluno contribui com um elemento do desenho, que deve ser integrado ao trabalho dos colegas. Essa atividade promove a colaboração e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que trata da apreciação e produção artística em grupo.

6. Debate em Grupo

O Debate em Grupo é uma atividade que estimula a argumentação e o respeito às opiniões divergentes. Os alunos são divididos em grupos e devem discutir um tema relevante, apresentando seus pontos de vista de forma respeitosa. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que aborda a construção de argumentos e o diálogo respeitoso.

7. Jogo da Memória com Palavras

O Jogo da Memória com Palavras é uma atividade lúdica que ajuda os alunos a desenvolverem o vocabulário. Os alunos devem encontrar pares de palavras que se relacionam, trabalhando em duplas ou grupos. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP03, que foca no reconhecimento e uso de palavras em diferentes contextos.

8. Oficina de Culinária em Grupo

A Oficina de Culinária em Grupo é uma atividade prática que promove o trabalho em equipe e a aprendizagem sobre alimentação saudável. Os alunos devem preparar uma receita em grupo, discutindo os ingredientes e o processo de preparo. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a importância da alimentação e saúde.

9. Jogo de Tabuleiro Colaborativo

O Jogo de Tabuleiro Colaborativo é uma atividade que estimula o raciocínio lógico e a estratégia em grupo. Os alunos devem trabalhar juntos para vencer desafios e alcançar um objetivo comum. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15MA04, que foca na resolução de problemas matemáticos em equipe.

10. Projeto de Jardinagem

O Projeto de Jardinagem é uma atividade que envolve os alunos em um trabalho coletivo para cuidar de um espaço verde. Os alunos devem planejar, plantar e cuidar das plantas, discutindo a importância da natureza e da sustentabilidade. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI02, que aborda a relação do ser humano com o meio ambiente.