15 Ideias de Atividades (BNCC) de atletismo para educação infantil

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove o trabalho em equipe e a coordenação motora. Os alunos são divididos em grupos e cada um deve correr uma distância determinada, passando um bastão para o próximo corredor. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes distâncias e pode incluir obstáculos simples. Habilidade BNCC: EF15EF02.

2. Saltos em Distância

Os alunos podem praticar saltos em distância utilizando uma caixa de areia ou um espaço demarcado. A atividade pode ser iniciada com saltos simples e, à medida que os alunos ganham confiança, podem ser introduzidas técnicas de impulso e aterrissagem. Habilidade BNCC: EF15EF03.

3. Corrida com Obstáculos

Crie um percurso com obstáculos como cones, cordas e pequenos saltos. Os alunos devem completar o percurso o mais rápido possível, desenvolvendo agilidade e coordenação. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF04.

4. Lançamento de Peso

Utilize objetos leves, como bolas de borracha, para que as crianças pratiquem o lançamento. Ensine a técnica correta de lançamento e promova competições amigáveis para ver quem consegue lançar mais longe. Habilidade BNCC: EF15EF05.

5. Circuito de Atletismo

Monte um circuito com diferentes estações: corrida, salto, lançamento e caminhada. Os alunos devem passar por todas as estações, realizando a atividade correspondente. Essa abordagem permite que as crianças experimentem várias modalidades do atletismo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

6. Dança do Atletismo

Crie uma coreografia que inclua movimentos inspirados no atletismo, como saltos e corridas. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência corporal e a coordenação, além de ser divertida e envolvente. Habilidade BNCC: EF15EF07.

7. Jogos de Pega com Corrida

Incorpore elementos de atletismo em jogos de pega, onde os alunos devem correr para evitar serem pegos. Essa atividade estimula a velocidade e a resistência, além de ser uma forma lúdica de praticar o atletismo. Habilidade BNCC: EF15EF08.

8. Estafetas de Saltos

Organize uma estafeta onde cada aluno deve realizar um salto antes de passar o bastão. Essa atividade pode incluir saltos em distância e em altura, promovendo a diversidade nas habilidades motoras. Habilidade BNCC: EF15EF09.

9. Corrida de Animais

Transforme a corrida em uma atividade lúdica, onde os alunos devem imitar diferentes animais enquanto correm. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de ser uma forma divertida de praticar a corrida. Habilidade BNCC: EF15EF10.

10. Mini-Olimpíadas

Organize um evento de mini-olimpíadas, onde os alunos participam de várias modalidades de atletismo. Divida-os em equipes e promova competições em um ambiente festivo, incentivando o espírito esportivo e a camaradagem. Habilidade BNCC: EF15EF11.