15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre relevo 5º ano

1. Mapa do Relevo Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa do relevo brasileiro utilizando diferentes materiais, como papel, cartolina e tintas. Essa atividade permite que eles identifiquem as principais formações geográficas do Brasil, como montanhas, planícies e vales. A habilidade BNCC correspondente é a GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE02, que aborda a representação e a leitura de mapas.

2. Maquete do Relevo

Os estudantes podem construir uma maquete representando o relevo de uma região específica do Brasil. Utilizando argila, papel machê ou outros materiais recicláveis, eles devem incluir elementos como montanhas, rios e planícies. Essa atividade está alinhada à habilidade GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE03, que envolve a análise das características do espaço geográfico.

3. Jogo de Memória do Relevo

Desenvolver um jogo de memória com imagens de diferentes tipos de relevo e suas definições. Os alunos devem combinar as imagens com as descrições corretas. Essa atividade estimula a memorização e o reconhecimento das características do relevo, alinhando-se à habilidade GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE01, que trata da identificação de diferentes formas de relevo.

4. Pesquisa sobre Relevos do Mundo

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os principais relevos do mundo, como montanhas, desertos e planícies. Em grupos, eles devem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações digitais. Essa atividade atende à habilidade GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE04, que envolve a comparação entre diferentes espaços geográficos.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam personagens que vivem em diferentes tipos de relevo. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das características do relevo, alinhando-se à habilidade GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE05, que aborda a relação entre o ser humano e o espaço geográfico.

6. Experimento com Modelagem do Solo

Realizar um experimento em que os alunos modelam diferentes tipos de solo e relevo utilizando areia, terra e água. Eles podem observar como a água afeta a formação do relevo. Essa atividade está relacionada à habilidade CIÊNCIAS – 5º ano – EF05CI06, que trata das interações entre os seres vivos e o ambiente.

7. Debate sobre Impactos Ambientais

Promover um debate em sala de aula sobre como as atividades humanas impactam o relevo e o meio ambiente. Os alunos podem pesquisar casos específicos e apresentar suas opiniões. Essa atividade se alinha à habilidade GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE06, que envolve a análise das consequências das ações humanas no espaço geográfico.

8. Criação de um Blog sobre Relevo

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre diferentes tipos de relevo, suas características e importância. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade LÍNGUA PORTUGUESA – 5º ano – EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

9. Atividade de Campo

Realizar uma atividade de campo em uma área próxima à escola onde os alunos possam observar diferentes formas de relevo. Eles podem fazer anotações e desenhos sobre o que encontrarem. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE07, que envolve a observação e análise do espaço geográfico.

10. Quiz Interativo sobre Relevo

Os alunos podem participar de um quiz interativo sobre relevo, onde responderão perguntas sobre as características e tipos de relevo. Essa atividade pode ser realizada em plataformas digitais e está alinhada à habilidade GEOGRAFIA – 5º ano – EF05GE08, que envolve a interpretação de informações geográficas.