15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil usando tecnologia

1. Criação de Histórias Interativas

Utilizando aplicativos como StoryJumper ou Book Creator, os professores podem incentivar as crianças a criar suas próprias histórias interativas. As crianças podem desenhar, escrever e até gravar suas vozes, tornando a atividade mais envolvente. Essa atividade está alinhada à BNCC, especificamente com a habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

2. Jogos Educativos Online

Os jogos educativos disponíveis em plataformas como Kahoot! ou Quizizz permitem que os alunos aprendam de forma lúdica e interativa. Os professores podem criar quizzes sobre temas abordados em sala de aula, promovendo a revisão de conteúdos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que foca na compreensão e produção de diferentes gêneros textuais.

3. Aulas de Ciências com Realidade Aumentada

Utilizando aplicativos de realidade aumentada, como o Merge Cube, os professores podem levar os alunos a explorar o corpo humano ou o sistema solar de maneira visual e interativa. Essa abordagem está alinhada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

4. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem usar ferramentas como o WeVideo ou o Animoto para criar vídeos sobre temas estudados. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão, além de desenvolver habilidades tecnológicas. A atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que trata da produção de vídeos e outros suportes multimídia.

5. Exploração de Aplicativos de Matemática

Aplicativos como Prodigy ou Mathletics permitem que os alunos pratiquem matemática de forma divertida e interativa. Os professores podem monitorar o progresso dos alunos e adaptar as atividades conforme necessário. Essa prática está alinhada à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

6. Atividades de Programação com ScratchJr

O ScratchJr é uma ferramenta que introduz as crianças ao mundo da programação de forma lúdica. Os alunos podem criar suas próprias animações e jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15ET01, que envolve a resolução de problemas por meio da programação.

7. Leitura Digital com eBooks

Os professores podem utilizar plataformas de eBooks para incentivar a leitura entre os alunos. A leitura digital pode ser complementada com discussões em grupo sobre os temas abordados. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP04, que foca na leitura e interpretação de diferentes tipos de textos.

8. Criação de Podcasts

Os alunos podem gravar seus próprios podcasts sobre temas de interesse, utilizando aplicativos como Anchor. Essa atividade estimula a fala e a escuta, além de desenvolver habilidades de comunicação. A atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais em diferentes formatos.

9. Aprendizado de Idiomas com Aplicativos

Aplicativos como Duolingo ou Babbel podem ser utilizados para introduzir novas línguas de forma divertida. Os alunos podem praticar vocabulário e frases simples, promovendo a diversidade cultural. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LI01, que envolve a compreensão de diferentes línguas e culturas.

10. Projetos Colaborativos com Google Classroom

O Google Classroom permite que os professores criem projetos colaborativos onde os alunos podem trabalhar em grupo, compartilhar ideias e apresentar resultados. Essa prática estimula o trabalho em equipe e a responsabilidade. A atividade está alinhada à habilidade EF15AT01, que envolve a colaboração em projetos coletivos.