15 Ideias de Atividades (BNCC) de dança hip hop

1. Introdução ao Hip Hop

A dança hip hop é uma expressão cultural rica que combina movimento, música e arte. Para introduzir os alunos a essa forma de arte, uma atividade inicial pode ser a pesquisa sobre a história do hip hop, suas origens e suas influências. Os alunos podem apresentar suas descobertas em grupos, promovendo a habilidade de comunicação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Criação de Coreografias

Os alunos podem ser desafiados a criar suas próprias coreografias de hip hop. Divididos em grupos, eles devem escolher uma música e desenvolver uma sequência de movimentos que reflita a letra e o ritmo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão individual, além de promover a colaboração. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Estudo de Estilos de Dança

Os alunos podem explorar diferentes estilos dentro da dança hip hop, como breaking, locking e popping. Cada grupo pode pesquisar um estilo específico e apresentar suas características, movimentos e influências culturais. Essa atividade ajuda a ampliar o conhecimento sobre a diversidade dentro da dança. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Análise de Vídeos de Dança

Assistir a vídeos de dançarinos de hip hop e discutir as técnicas utilizadas pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos podem analisar a performance, identificar os movimentos e discutir o que torna cada apresentação única. Essa atividade desenvolve o olhar crítico e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Oficina de Passos Básicos

Uma oficina prática onde os alunos aprendem os passos básicos do hip hop é uma excelente maneira de introduzir a dança. Um instrutor pode ensinar movimentos fundamentais, e os alunos podem praticar em duplas. Essa atividade promove a coordenação motora e a disciplina. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Dança e Expressão Corporal

Os alunos podem explorar a relação entre dança e expressão corporal, criando movimentos que representem emoções específicas. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta sua interpretação de uma emoção através da dança. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Batalhas de Dança

Organizar batalhas de dança entre os alunos pode ser uma forma divertida de aplicar o que aprenderam. As batalhas incentivam a improvisação e a autoconfiança, além de promover um ambiente de respeito e apreciação mútua. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de Figurinos

Os alunos podem ser desafiados a criar figurinos que representem a cultura hip hop. Eles podem pesquisar sobre a moda associada ao hip hop e criar suas próprias roupas ou acessórios. Essa atividade estimula a criatividade e a conexão com a cultura. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Música e Ritmo

Explorar a relação entre música e dança é fundamental. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma apresentação que combine dança hip hop com a produção de uma batida musical. Essa atividade promove a interdisciplinaridade entre música e dança. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Apresentação Final

Para encerrar o projeto, os alunos podem organizar uma apresentação final onde mostram tudo o que aprenderam. Eles podem apresentar suas coreografias, figurinos e até mesmo uma breve explicação sobre a história do hip hop. Essa atividade promove a autoestima e a valorização do trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR10.