15 Ideias de Atividades (BNCC) para EMEI

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas diversos e que estejam alinhados com a BNCC, como a valorização da cultura local. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Memória com Palavras

Essa atividade envolve a criação de um jogo de memória utilizando palavras que as crianças aprenderam nas aulas. Os alunos podem criar suas próprias cartas, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma excelente forma de trabalhar a sustentabilidade e a criatividade. As crianças podem criar obras de arte e discutir a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de roda são tradicionais e ajudam a desenvolver a socialização e a coordenação motora. Os professores podem ensinar cantigas de roda que abordem temas da cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15MU01.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de plantas, pode despertar a curiosidade das crianças. Essas atividades podem ser ligadas a temas como meio ambiente e ciências. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem no currículo ajuda as crianças a entenderem o ciclo da vida e a importância das plantas. Os alunos podem plantar sementes e acompanhar seu crescimento. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Criação de Músicas e Canções

Estimular as crianças a criar suas próprias músicas e canções é uma forma divertida de trabalhar a linguagem e a expressão artística. Os professores podem ajudar na composição e na apresentação. Habilidade BNCC: EF15MU02.

8. Jogos de Coordenação Motora

Atividades que envolvem jogos de coordenação motora, como correr, pular e dançar, são essenciais para o desenvolvimento físico das crianças. Essas atividades podem ser realizadas ao ar livre e em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Contação de Fábulas com Debates

Após a contação de fábulas, promover um debate sobre as lições aprendidas pode ajudar as crianças a desenvolverem o pensamento crítico e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP03.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a criatividade e a narrativa. Essa atividade pode ser feita em grupos, incentivando a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP04.

11. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária simples, como fazer um lanche saudável, pode ensinar sobre nutrição e a importância de uma alimentação equilibrada. Habilidade BNCC: EF15CI03.

12. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing permitem que as crianças explorem diferentes papéis e situações, desenvolvendo a empatia e a compreensão social. Habilidade BNCC: EF15EF02.

13. Criação de um Diário de Classe

Incentivar os alunos a manter um diário de classe onde possam registrar suas experiências e aprendizados é uma ótima forma de desenvolver a escrita e a reflexão. Habilidade BNCC: EF15LP05.

14. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento nas aulas ajuda a desenvolver a coordenação e a expressão corporal. Os professores podem criar coreografias simples que as crianças possam seguir. Habilidade BNCC: EF15MU03.

15. Projetos de Trabalho em Grupo

Realizar projetos em grupo sobre temas diversos, como meio ambiente ou cultura, estimula a colaboração e o trabalho em equipe. Os alunos podem apresentar suas pesquisas para a turma. Habilidade BNCC: EF15CI04.