15 Ideias de Atividades (BNCC) encontro vocálico 1º ano

1. Jogo da Memória com Encontros Vocálicos

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham palavras com encontros vocálicos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a identificação e a pronúncia correta dos encontros vocálicos. Essa atividade atende à habilidade EF15LP01 da BNCC, que busca desenvolver a leitura e a escrita de palavras com diferentes combinações vocálicas.

2. Caça-Palavras de Encontros Vocálicos

Elabore um caça-palavras com palavras que contenham encontros vocálicos. Os alunos devem circular as palavras e, em seguida, escrever frases utilizando essas palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02 da BNCC, que enfatiza a leitura e a interpretação de textos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem uma história em quadrinhos utilizando palavras que contenham encontros vocálicos. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de atender à habilidade EF15LP03 da BNCC, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos.

4. Bingo dos Encontros Vocálicos

Organize um bingo onde as cartelas contenham palavras com encontros vocálicos. O professor pode chamar as palavras e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade promove a escuta atenta e a identificação dos encontros vocálicos, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC.

5. Atividade de Rimas

Proponha uma atividade onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com palavras que contenham encontros vocálicos. Essa atividade estimula o raciocínio fonológico e a criatividade, atendendo à habilidade EF15LP05 da BNCC, que busca desenvolver a consciência fonológica.

6. Música e Encontros Vocálicos

Utilize músicas que contenham palavras com encontros vocálicos e peça aos alunos que identifiquem essas palavras durante a audição. Após a atividade, os alunos podem discutir as palavras encontradas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06 da BNCC, que promove a análise de diferentes gêneros textuais.

7. Produção de Poemas

Os alunos devem criar poemas utilizando palavras que contenham encontros vocálicos. Essa atividade estimula a expressão artística e a escrita, além de atender à habilidade EF15LP07 da BNCC, que incentiva a produção de textos poéticos.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas onde as perguntas devem ser formuladas com palavras que contenham encontros vocálicos. Os alunos devem responder utilizando também palavras com encontros vocálicos. Essa atividade promove a oralidade e a construção de frases, alinhando-se à habilidade EF15LP08 da BNCC.

9. Desenho e Identificação

Pede-se aos alunos que desenhem objetos que tenham nomes com encontros vocálicos e, em seguida, apresentem seus desenhos para a turma, explicando as palavras utilizadas. Essa atividade estimula a criatividade e a oralidade, atendendo à habilidade EF15LP09 da BNCC.

10. Atividade de Classificação

Proponha uma atividade onde os alunos devem classificar palavras em grupos, de acordo com os encontros vocálicos presentes. Essa atividade estimula a análise e a organização do conhecimento, alinhando-se à habilidade EF15LP10 da BNCC, que busca desenvolver a capacidade de categorizar informações.