15 Ideias de Atividades (BNCC) coesão e coerência

1. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas que utilize vocabulário relacionado a um tema específico da BNCC, como meio ambiente ou diversidade cultural. Os alunos devem preencher as palavras com base em definições dadas, promovendo a coesão e a coerência no uso da linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP05.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas relevantes da BNCC, utilizando diálogos que demonstrem coesão e coerência. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de permitir a prática de estruturas narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social atual, onde os alunos devem apresentar argumentos coerentes e coesos. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e oratória, além de promover a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

4. Produção de Textos Colaborativos

Dividir a turma em grupos para a produção de um texto colaborativo sobre um tema da BNCC. Cada aluno deve contribuir com uma parte do texto, garantindo que a coesão e a coerência sejam mantidas ao longo do documento. Habilidade BNCC: EF15LP08.

5. Análise de Contos e Fábulas

Realizar uma análise de contos e fábulas, discutindo como os autores utilizam a coesão e a coerência em suas narrativas. Os alunos podem identificar elementos como personagens, enredo e moral da história. Habilidade BNCC: EF15LP09.

6. Criação de Blogs Educativos

Os alunos podem criar um blog educativo onde escrevem sobre temas da BNCC, praticando a escrita coesa e coerente. Essa atividade permite que eles explorem diferentes estilos de escrita e aprendam a se comunicar de forma eficaz. Habilidade BNCC: EF15LP10.

7. Produção de Vídeos Explicativos

Desenvolver vídeos explicativos sobre conceitos da BNCC, onde os alunos devem apresentar informações de maneira clara e organizada. Essa atividade estimula a habilidade de síntese e a comunicação visual. Habilidade BNCC: EF15LP11.

8. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem criar mapas conceituais que relacionem diferentes temas da BNCC, utilizando palavras-chave e frases que demonstrem coesão. Essa atividade ajuda na organização do pensamento e na visualização de conexões entre os conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

9. Leitura e Interpretação de Textos

Realizar atividades de leitura e interpretação de textos que abordem temas da BNCC, incentivando os alunos a identificar a coesão e a coerência nas ideias apresentadas. Essa prática é fundamental para o desenvolvimento da compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP13.

10. Criação de Poemas Temáticos

Estimular os alunos a escrever poemas sobre temas da BNCC, focando na utilização de recursos linguísticos que garantam a coesão e a coerência. Essa atividade promove a expressão artística e a sensibilidade literária. Habilidade BNCC: EF15LP14.