15 Ideias de Atividades (BNCC) semanal sobre a Páscoa educação infantil

1. Caça aos Ovos de Páscoa

Organizar uma caça aos ovos de Páscoa é uma atividade divertida que estimula a coordenação motora e a socialização entre as crianças. Os alunos podem procurar ovos de chocolate ou de papel colorido escondidos pela sala ou pátio. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a exploração do espaço e a movimentação.

2. Pintura de Ovos de Páscoa

A pintura de ovos é uma tradição pascal que pode ser adaptada para a educação infantil. Forneça ovos de plástico ou de papel e tintas atóxicas para que as crianças possam criar suas próprias obras de arte. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade BNCC EI03CG02, que incentiva a expressão artística.

3. Contação de Histórias sobre a Páscoa

Utilizar livros ilustrados para contar histórias sobre a Páscoa pode enriquecer o vocabulário das crianças e desenvolver a compreensão de texto. Escolha histórias que abordem o significado da Páscoa e suas tradições, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF01, que trata da apreciação de diferentes gêneros textuais.

4. Atividades de Recorte e Colagem

Propor atividades de recorte e colagem com temas de Páscoa, como coelhos e ovos, ajuda a desenvolver a coordenação motora fina. As crianças podem criar cartões ou murais, o que se relaciona à habilidade BNCC EI03CG01, que envolve a manipulação de diferentes materiais.

5. Jogo de Memória com Símbolos da Páscoa

Elabore um jogo de memória utilizando imagens de símbolos da Páscoa, como coelhos, ovos e flores. Essa atividade estimula a memória e a concentração, além de promover a interação social, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que aborda a participação em jogos e brincadeiras.

6. Música e Dança Temática

Incluir músicas e danças relacionadas à Páscoa pode ser uma forma divertida de ensinar sobre a festividade. As crianças podem aprender canções tradicionais e criar coreografias, o que se relaciona à habilidade BNCC EI03MG01, que envolve a apreciação e a criação de expressões corporais.

7. Criação de Cartões de Páscoa

As crianças podem criar cartões de Páscoa para presentear familiares e amigos. Essa atividade envolve escrita e ilustração, promovendo a expressão pessoal e a habilidade de escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF03, que trata da produção de textos.

8. Experimentos com Chocolate

Realizar experimentos simples com chocolate, como derretê-lo e moldá-lo em formas de Páscoa, pode ser uma atividade educativa e deliciosa. Essa prática pode ser relacionada à habilidade BNCC EI03CN01, que envolve a exploração de diferentes materiais e suas propriedades.

9. Teatro de Fantoches sobre a Páscoa

Promover uma apresentação de teatro de fantoches com histórias de Páscoa pode estimular a criatividade e a expressão oral das crianças. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03EF04, que envolve a dramatização e a criação de narrativas.

10. Atividades de Jardinagem com Temas de Páscoa

Incluir atividades de jardinagem, como plantar flores ou ervas que simbolizam a renovação da vida, pode ser uma forma de conectar as crianças com a natureza. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CN02, que trata da observação e cuidado com o meio ambiente.