15 Ideias de Atividades (BNCC) igual ou diferente educação infantil

1. Jogo da Memória com Animais

Uma atividade lúdica que estimula a memória e a concentração das crianças. Os alunos devem criar pares de cartas com imagens de animais e seus nomes. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta suas cartas para os demais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Pintura com os Sentidos

Utilizando diferentes texturas e materiais, as crianças podem explorar a pintura de forma sensorial. Elas podem usar algodão, areia e folhas para criar suas obras. Essa atividade promove a criatividade e a percepção sensorial. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Contação de Histórias Interativa

Os alunos podem criar suas próprias histórias e apresentá-las para a turma, utilizando fantoches ou desenhos. Essa atividade estimula a linguagem oral e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Caça ao Tesouro Educacional

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são perguntas relacionadas a conteúdos estudados. As crianças trabalham em equipe para resolver os enigmas e encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15MA03.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de água e óleo, pode despertar a curiosidade científica nas crianças. Elas podem observar as reações e discutir o que acontece. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Criação de um Jardim Sensorial

As crianças podem plantar diferentes tipos de ervas e flores, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas. Essa atividade envolve cuidados com a natureza e estimula a responsabilidade. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Dança das Cadeiras com Música Brasileira

Uma versão do clássico jogo das cadeiras, mas com músicas brasileiras. Além de se divertir, as crianças aprendem sobre a cultura musical do Brasil. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema estudado, utilizando recortes de revistas, desenhos e colagens. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Atividades como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos. Habilidade BNCC: EF15MA04.

10. Teatro de Fantoches

As crianças podem criar suas próprias histórias e personagens para um teatro de fantoches. Essa atividade estimula a criatividade, a linguagem e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR04.

11. Experiência com Sons da Natureza

Os alunos podem coletar sons da natureza, como canto de pássaros e barulho da água, e criar uma apresentação sonora. Essa atividade promove a percepção auditiva e a apreciação ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR05.

12. Criação de Brinquedos Sustentáveis

Utilizando materiais recicláveis, as crianças podem criar seus próprios brinquedos. Essa atividade ensina sobre sustentabilidade e estimula a criatividade. Habilidade BNCC: EF15CI03.

13. Jogos de Cores e Formas

Atividades que envolvem identificação e classificação de cores e formas ajudam no desenvolvimento cognitivo das crianças. Elas podem criar colagens ou jogos de associação. Habilidade BNCC: EF15MA05.

14. Atividades de Culinária Simples

Preparar receitas simples, como saladas de frutas, pode ser uma forma divertida de ensinar sobre alimentação saudável e medidas. Habilidade BNCC: EF15CI04.

15. Exploração do Espaço Escolar

Uma atividade onde as crianças exploram diferentes áreas da escola, aprendendo sobre os espaços e suas funções. Essa atividade estimula a curiosidade e o conhecimento do ambiente. Habilidade BNCC: EF15EF01.