15 Ideias de Atividades (BNCC) com origami

1. Origami de Pássaro

Uma atividade que estimula a coordenação motora e a criatividade dos alunos. Os estudantes podem aprender a fazer um origami de pássaro, utilizando papel colorido. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes técnicas de produção artística.

2. Flor de Origami

Os alunos podem criar flores de origami, desenvolvendo habilidades de concentração e paciência. Essa atividade pode ser integrada ao ensino de ciências, abordando o ciclo de vida das plantas, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI03.

3. Caixinha de Origami

Os estudantes podem aprender a fazer uma caixinha de origami, que pode ser utilizada para guardar pequenos objetos. Essa atividade é excelente para trabalhar a noção de volume e espaço, relacionada à habilidade BNCC EF05MA12.

4. Origami de Animais Marinhos

Os alunos podem criar diferentes animais marinhos, como peixes e estrelas do mar, utilizando técnicas de origami. Essa atividade pode ser vinculada ao estudo dos ecossistemas aquáticos, alinhando-se à habilidade BNCC EF03CI02.

5. Origami de Avião

Os estudantes podem aprender a fazer aviões de papel, explorando conceitos de aerodinâmica. Essa atividade pode ser relacionada à física, atendendo à habilidade BNCC EF09CI03, que aborda os princípios de movimento e força.

6. Origami de Coração

Uma atividade que pode ser utilizada para trabalhar temas como amor e amizade. Os alunos podem criar corações de origami e discutir sobre sentimentos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que propõe a reflexão sobre a produção artística.

7. Origami de Chapéu

Os alunos podem criar chapéus de origami, estimulando a criatividade e a expressão pessoal. Essa atividade pode ser integrada ao ensino de história, abordando diferentes culturas e suas vestimentas, alinhando-se à habilidade BNCC EF04HI03.

8. Origami de Borboleta

Os estudantes podem fazer borboletas de origami, explorando a metamorfose e o ciclo de vida dos insetos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que propõe o estudo das transformações na natureza.

9. Origami de Dragão

Os alunos podem criar dragões de origami, estimulando a imaginação e a narrativa. Essa atividade pode ser relacionada à literatura, permitindo que os alunos criem histórias sobre suas criações, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01.

10. Origami de Estrela

Os estudantes podem aprender a fazer estrelas de origami, que podem ser utilizadas em decorações. Essa atividade pode ser vinculada ao ensino de geometria, abordando formas e simetria, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA11.

11. Origami de Peixe

Os alunos podem criar peixes de origami, explorando a fauna aquática e suas características. Essa atividade pode ser integrada ao ensino de ciências, alinhando-se à habilidade BNCC EF03CI01, que propõe o estudo da biodiversidade.

12. Origami de Casa

Os estudantes podem aprender a fazer uma casinha de origami, estimulando a criatividade e a noção de espaço. Essa atividade pode ser relacionada ao ensino de matemática, abordando áreas e perímetros, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA13.

13. Origami de Lobo

Os alunos podem criar lobos de origami, explorando a fauna e a importância dos predadores no ecossistema. Essa atividade pode ser vinculada ao estudo de ciências, alinhando-se à habilidade BNCC EF04CI03.

14. Origami de Sapo

Os estudantes podem aprender a fazer sapos de origami, que podem pular quando pressionados. Essa atividade pode ser utilizada para discutir o habitat dos sapos, alinhando-se à habilidade BNCC EF03CI02.

15. Origami de Cesta

Os alunos podem criar cestas de origami, que podem ser utilizadas para guardar objetos. Essa atividade é excelente para trabalhar a noção de utilidade e funcionalidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA12.