15 Ideias de Atividades (BNCC) física 3º ano ensino médio

1. Experimentos com Leis de Newton

Uma atividade prática que envolve a aplicação das Leis de Newton pode ser realizada em sala de aula. Os alunos podem construir pequenos veículos utilizando materiais recicláveis e testar as leis do movimento. A habilidade BNCC correspondente é EF09PH01, que aborda a análise de movimentos e suas causas.

2. Simulação de Gravitacional

Utilizando simuladores online, os alunos podem explorar a força gravitacional e suas variáveis. Essa atividade permite que os estudantes compreendam a relação entre massa e força gravitacional. A habilidade BNCC relacionada é EF09PH02, que trata da compreensão das interações entre corpos.

3. Estudo de Ondas Sonoras

Os alunos podem realizar experimentos com ondas sonoras utilizando tubos de diferentes comprimentos. Essa atividade ajuda a entender a frequência e o comprimento de onda. A habilidade BNCC correspondente é EF09PH03, que aborda a natureza das ondas e suas propriedades.

4. Análise de Circuitos Elétricos

Os estudantes podem montar circuitos simples utilizando baterias, fios e lâmpadas. Essa atividade prática proporciona uma compreensão sobre a eletricidade e suas aplicações. A habilidade BNCC relacionada é EF09PH04, que aborda o estudo de circuitos elétricos e suas características.

5. Experimentos com Calor e Temperatura

Os alunos podem investigar a transferência de calor através de diferentes materiais. Essa atividade pode incluir medições de temperatura e análise de resultados. A habilidade BNCC correspondente é EF09PH05, que trata da compreensão das propriedades térmicas dos materiais.

6. Estudo da Energia Potencial e Cinética

Uma atividade interessante é a construção de um pequeno carro de rolimã, onde os alunos podem observar a transformação de energia potencial em energia cinética. A habilidade BNCC relacionada é EF09PH06, que aborda as formas de energia e suas transformações.

7. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem explorar o magnetismo através de atividades que envolvem ímãs e materiais ferromagnéticos. Essa atividade ajuda a entender as propriedades dos campos magnéticos. A habilidade BNCC correspondente é EF09PH07, que trata do estudo dos fenômenos magnéticos.

8. Análise de Forças em Estruturas

Os estudantes podem construir pequenas estruturas utilizando palitos de picolé e analisar a resistência e as forças atuantes. Essa atividade promove a compreensão da física aplicada à engenharia. A habilidade BNCC relacionada é EF09PH08, que aborda a análise de forças em estruturas.

9. Estudo de Fenômenos Ópticos

Os alunos podem realizar experimentos com prismas e lentes para entender a refração e a reflexão da luz. Essa atividade é fundamental para a compreensão da óptica. A habilidade BNCC correspondente é EF09PH09, que trata dos fenômenos ópticos e suas aplicações.

10. Investigação sobre Pressão Atmosférica

Uma atividade interessante é a construção de um barômetro caseiro para medir a pressão atmosférica. Os alunos podem registrar as variações e discutir suas implicações. A habilidade BNCC relacionada é EF09PH10, que aborda a compreensão da pressão em diferentes contextos.