15 Ideias de Atividades (BNCC) para 3º ano séries iniciais

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições, ou imagens que representem essas palavras. Os alunos jogam em duplas ou grupos, tentando encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a leitura e interpretação de textos.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar e contar suas próprias histórias, utilizando elementos da cultura local. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão oral, além de promover a escuta ativa. A habilidade EF15LP02 da BNCC é contemplada, pois envolve a produção e a apreciação de narrativas.

3. Produção de Cartazes

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartazes sobre temas estudados em sala, como meio ambiente ou saúde. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15CI01 da BNCC, que trata da investigação científica.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças, abordando temas do cotidiano ou contos populares. Essa atividade promove a expressão artística e a colaboração entre os alunos, atendendo à habilidade EF15AR01 da BNCC, que envolve a apreciação e a produção de arte.

5. Caça ao Tesouro

Uma atividade que envolve pistas e desafios, onde os alunos devem trabalhar em equipe para encontrar um “tesouro”. Essa dinâmica estimula o raciocínio lógico e a cooperação, alinhando-se à habilidade EF15MA03 da BNCC, que aborda a resolução de problemas matemáticos.

6. Experimentos Científicos Simples

Os alunos podem realizar experimentos simples, como a mistura de cores ou a observação de reações químicas. Essa atividade incentiva a curiosidade e o método científico, alinhando-se à habilidade EF15CI02 da BNCC, que trata da investigação e experimentação.

7. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades e aprendizados. Essa prática desenvolve a escrita e a reflexão sobre o processo de aprendizagem, atendendo à habilidade EF15LP03 da BNCC, que envolve a produção de textos.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os professores podem criar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos de matemática ou ciências. Essa atividade promove a interação e o aprendizado de forma divertida, alinhando-se à habilidade EF15MA04 da BNCC, que envolve a aplicação de conceitos matemáticos.

9. Visitas a Museus Virtuais

Os alunos podem explorar museus virtuais e discutir as obras e exposições. Essa atividade amplia o conhecimento cultural e artístico, alinhando-se à habilidade EF15AR02 da BNCC, que trata da apreciação de diferentes manifestações artísticas.

10. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem produzir um jornal com notícias e informações sobre a escola e a comunidade. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe, atendendo à habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a produção de textos informativos.