15 Ideias de Atividades (BNCC) de letramento para ensino fundamental

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma atividade que envolve o professor e os alunos em um momento de leitura em voz alta. O professor pode escolher um livro que seja adequado à faixa etária e ao nível de letramento da turma. Durante a leitura, o docente deve fazer pausas para discutir o conteúdo, fazer perguntas e incentivar a participação dos alunos. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC EF15LP01, que trata da prática de leitura em diferentes contextos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os alunos pratiquem a organização de ideias. A habilidade correspondente da BNCC é EF15LP02, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem participar de um jogo de palavras cruzadas que envolva vocabulário aprendido em sala de aula. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento de forma lúdica e divertida. A habilidade da BNCC relacionada é EF15LP03, que aborda a ampliação do vocabulário e a compreensão de palavras em diferentes contextos.

4. Produção de Vídeos de Leitura

Os alunos podem gravar vídeos em que leem um livro ou uma história e compartilham suas impressões sobre a obra. Essa atividade pode ser feita em grupos e estimula a expressão oral e a interpretação de texto. A habilidade da BNCC que se relaciona a essa atividade é EF15LP04, que trata da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

5. Clube do Livro

Organizar um clube do livro na escola onde os alunos leem um livro por mês e se reúnem para discutir suas impressões e opiniões. Essa atividade promove o hábito da leitura e a troca de ideias. A habilidade da BNCC é EF15LP05, que envolve a análise crítica de textos literários.

6. Criação de Poemas

Os alunos podem ser incentivados a escrever poemas sobre temas que lhes interessam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. A habilidade da BNCC correspondente é EF15LP06, que trata da produção de textos poéticos e da apreciação de diferentes formas de poesia.

7. Dramatização de Contos

Os alunos podem escolher um conto e dramatizá-lo em sala de aula. Essa atividade envolve leitura, interpretação e trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades de expressão corporal. A habilidade da BNCC é EF15LP07, que aborda a interpretação de narrativas e a expressão artística.

8. Criação de Blogs de Leitura

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre a leitura. A habilidade da BNCC relacionada é EF15LP08, que envolve a produção de textos digitais e a utilização de diferentes mídias.

9. Caça ao Tesouro Literário

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar livros ou trechos de textos que atendam a determinados critérios. Essa atividade promove a pesquisa e a leitura. A habilidade da BNCC é EF15LP09, que trata da busca e seleção de informações em diferentes fontes.

10. Debate sobre Livros

Promover um debate em sala de aula onde os alunos discutem os temas e personagens de um livro lido. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. A habilidade da BNCC correspondente é EF15LP10, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista sobre textos lidos.