15 Ideias de Atividades (BNCC) português 3º ano ensino fundamental

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a criatividade dos alunos. Os professores podem escolher um livro que esteja alinhado com a BNCC e contar a história de forma envolvente, utilizando recursos como fantoches ou dramatizações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP01, que aborda a apreciação e a produção de narrativas.

2. Produção de Textos Coletivos

Nesta atividade, os alunos podem criar um texto coletivo, onde cada um contribui com uma frase ou ideia. O professor pode orientar a construção do texto, promovendo discussões sobre a estrutura e a coerência textual. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Jogo de Rimas

Os jogos de rimas são uma excelente forma de trabalhar a sonoridade das palavras e a consciência fonológica. O professor pode criar um jogo onde os alunos precisam encontrar palavras que rimem com uma palavra dada. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP03, que trata da exploração de rimas e sons.

4. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que envolve a leitura de um texto em conjunto, onde o professor lê em voz alta e os alunos acompanham. Essa atividade promove a compreensão leitora e a interação com o texto, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que foca na interpretação de textos.

5. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos a partir de uma história lida ou de uma narrativa criada por eles. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a sequência narrativa. Está relacionada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

6. Jogo de Palavras Cruzadas

Os jogos de palavras cruzadas são uma forma divertida de trabalhar o vocabulário e a ortografia. O professor pode criar um jogo com palavras que foram estudadas em sala de aula, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade atende à habilidade EF15LP06, que aborda o uso do vocabulário em contextos variados.

7. Debate sobre Temas Relevantes

Promover um debate em sala de aula sobre temas relevantes para os alunos é uma forma de desenvolver a argumentação e a escuta ativa. O professor pode escolher um tema atual e orientar os alunos na construção de seus argumentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que trata da construção de argumentos e da expressão oral.

8. Criação de Poemas

A criação de poemas é uma atividade que estimula a sensibilidade e a expressão artística dos alunos. O professor pode propor diferentes formas de poemas, como haicais ou poesias livres, e incentivar os alunos a explorarem suas emoções e sentimentos. Essa atividade atende à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos poéticos.

9. Análise de Propagandas

A análise de propagandas é uma atividade que permite aos alunos refletirem sobre a linguagem persuasiva e os recursos utilizados na comunicação. O professor pode trazer exemplos de propagandas e discutir com os alunos os elementos que as tornam eficazes. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP09, que aborda a análise crítica de diferentes gêneros textuais.

10. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema estudado, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a organização das informações, além de promover a apresentação oral. Está alinhada à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos visuais e a apresentação de ideias.

11. Jogo de Adivinhações

Os jogos de adivinhações são uma forma divertida de trabalhar o raciocínio lógico e a interpretação de textos. O professor pode criar adivinhações relacionadas a conteúdos estudados, promovendo a interação entre os alunos. Essa atividade atende à habilidade EF15LP11, que envolve a interpretação de textos orais e escritos.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos Digitais

Utilizando ferramentas digitais, os alunos podem criar histórias em quadrinhos, explorando a narrativa e a ilustração. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que aborda a produção de textos digitais.

13. Jogos de Memória com Palavras

Os jogos de memória são uma excelente forma de trabalhar o vocabulário e a memória dos alunos. O professor pode criar um jogo com palavras e suas definições, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP13, que trata do reconhecimento e uso de palavras em contextos variados.

14. Criação de Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog da turma, onde poderão publicar textos, fotos e vídeos sobre as atividades realizadas. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação digital, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos em plataformas digitais.

15. Dramatização de Contos

A dramatização de contos é uma atividade que permite aos alunos vivenciarem as histórias de forma prática. O professor pode escolher um conto e orientar os alunos na criação de personagens e cenários. Essa atividade atende à habilidade EF15LP15, que aborda a interpretação e a representação de narrativas.