15 Ideias de Atividades (BNCC) formas geométricas 3º ano

1. Criação de Formas Geométricas com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem coletar materiais recicláveis, como papel, plástico e papelão, para criar diferentes formas geométricas. Os estudantes podem trabalhar em grupos e, após a construção das formas, apresentar suas criações para a turma, explicando as características de cada figura. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03MA01, que envolve o reconhecimento e a construção de formas geométricas.

2. Jogo da Memória com Formas Geométricas

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando cartões com diferentes formas geométricas. Cada aluno deve desenhar e colorir as figuras em pares. Após a confecção, os estudantes jogam em duplas ou grupos, promovendo a identificação e a memorização das formas. Essa atividade atende à habilidade EF03MA02, que foca no reconhecimento de formas e suas propriedades.

3. Caça ao Tesouro Geométrico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos na sala de aula ou no pátio da escola que representem diferentes formas geométricas. Cada objeto encontrado deve ser registrado em uma folha, com uma breve descrição da forma e suas características. Essa atividade está relacionada à habilidade EF03MA03, que envolve a observação e a descrição de formas no cotidiano.

4. Desenho de Formas Geométricas em Grande Escala

Os alunos devem usar fita adesiva colorida para desenhar formas geométricas no chão da sala ou no pátio. Após a criação, eles podem discutir em grupo sobre as propriedades das formas desenhadas, como lados e ângulos. Essa atividade se conecta à habilidade EF03MA04, que trata da construção e análise de figuras geométricas.

5. Formas Geométricas na Natureza

Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre, onde eles devem observar e fotografar formas geométricas presentes na natureza, como folhas, flores e pedras. Em sala, os alunos podem compartilhar suas descobertas e relacionar as formas encontradas com as figuras geométricas estudadas. Esta atividade está alinhada à habilidade EF03MA05, que envolve a identificação de formas em diferentes contextos.

6. Montagem de Quebra-Cabeças Geométricos

Os alunos podem criar quebra-cabeças utilizando formas geométricas recortadas em papel. Cada grupo deve montar o quebra-cabeça e, em seguida, apresentar as formas que compõem a imagem final. Essa atividade promove o reconhecimento e a manipulação de formas, alinhando-se à habilidade EF03MA06.

7. Jogo de Classificação de Formas

Prepare cartões com diferentes formas geométricas e peça aos alunos que classifiquem as figuras em grupos, como triângulos, quadrados e círculos. Após a classificação, os alunos devem discutir as características de cada grupo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF03MA07, que envolve a classificação de formas geométricas.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos com Formas Geométricas

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos onde os personagens principais sejam formas geométricas. Eles podem desenhar as cenas e escrever diálogos que expliquem as propriedades das formas. Essa atividade se conecta à habilidade EF03MA08, que envolve a representação de formas em diferentes contextos.

9. Formas Geométricas em Música e Dança

Os alunos podem criar uma coreografia que represente diferentes formas geométricas. Cada movimento deve ser associado a uma forma, e os alunos podem apresentar suas danças para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03MA09, que envolve a representação de formas através de movimentos.

10. Construção de Modelos 3D de Formas Geométricas

Utilizando materiais como massinha de modelar ou blocos de montar, os alunos devem construir modelos tridimensionais de formas geométricas. Após a construção, eles podem apresentar seus modelos e discutir as características das formas. Essa atividade atende à habilidade EF03MA10, que foca na construção e análise de figuras tridimensionais.