15 Ideias de Atividades (BNCC) para alunos de 4 anos

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma excelente forma de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças de 4 anos. Os alunos podem explorar diferentes cores e texturas, criando obras de arte únicas. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC EI03CG03, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas de expressão artística.

2. Jogo de Memória com Animais

O jogo de memória é uma atividade lúdica que ajuda a desenvolver a memória e a concentração. Para os alunos de 4 anos, pode-se criar um jogo de memória utilizando imagens de animais. Essa atividade atende à habilidade da BNCC EI03EF01, que envolve a identificação e a nomeação de animais e seus habitats.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que estimula a imaginação e a linguagem. Os professores podem escolher livros ilustrados e interagir com os alunos, fazendo perguntas sobre a história. Essa atividade está relacionada à habilidade da BNCC EI03EF02, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

4. Atividades de Classificação de Objetos

Classificar objetos por cor, forma ou tamanho é uma atividade que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico. Os alunos podem trabalhar com blocos de montar ou outros objetos do cotidiano. Essa atividade se alinha à habilidade da BNCC EI03MA01, que propõe a organização e a classificação de objetos.

5. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade divertida que promove a socialização e o movimento. Os alunos devem se movimentar ao som de músicas e, quando a música parar, encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade está relacionada à habilidade da BNCC EI03EF03, que envolve a prática de jogos e brincadeiras.

6. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel colorido, tesoura e cola. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. A atividade se relaciona à habilidade da BNCC EI03CG04, que propõe a criação de produções artísticas a partir de diferentes materiais.

7. Jogo de Rimas

O jogo de rimas é uma atividade que estimula a linguagem e a sonoridade das palavras. Os alunos podem criar rimas simples e divertidas, promovendo a interação entre eles. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC EI03EF04, que envolve a exploração de rimas e sons da língua.

8. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como misturar cores ou observar objetos que flutuam e afundam, é uma forma de introduzir conceitos de ciências. Essa atividade atende à habilidade da BNCC EI03CN01, que propõe a observação e a exploração de fenômenos naturais.

9. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que promove a exploração e a resolução de problemas. Os alunos podem seguir pistas para encontrar pequenos objetos escondidos. Essa atividade se relaciona à habilidade da BNCC EI03EF05, que envolve a participação em brincadeiras de exploração e descoberta.

10. Criação de um Jardim Sensorial

Os alunos podem criar um jardim sensorial utilizando diferentes texturas, cheiros e cores. Essa atividade estimula os sentidos e a conexão com a natureza. A atividade está alinhada à habilidade da BNCC EI03CN02, que propõe a exploração de ambientes naturais e suas características.

11. Jogos de Construção

Utilizar blocos de construção para criar diferentes estruturas é uma atividade que estimula a criatividade e o raciocínio espacial. Essa prática se relaciona à habilidade da BNCC EI03MA02, que envolve a construção e a representação de formas e espaços.

12. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária simples, como fazer um lanche saudável, é uma forma de ensinar sobre alimentação e saúde. Essa atividade atende à habilidade da BNCC EI03EF06, que propõe a vivência de práticas alimentares saudáveis.

13. Brincadeiras com Massinha

Brincar com massinha de modelar é uma atividade que estimula a coordenação motora e a criatividade. Os alunos podem criar diferentes formas e personagens. Essa atividade se alinha à habilidade da BNCC EI03CG05, que envolve a criação de produções artísticas com diferentes materiais.

14. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma de desenvolver a percepção rítmica e a coordenação motora. Os alunos podem dançar e se movimentar ao som de músicas infantis. Essa atividade está relacionada à habilidade da BNCC EI03EF07, que envolve a expressão corporal e musical.

15. Jogos de Imitar Animais

Os alunos podem participar de jogos onde imitam diferentes animais, promovendo a criatividade e o movimento. Essa atividade atende à habilidade da BNCC EI03EF08, que propõe a exploração do corpo e do movimento em brincadeiras.