15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre cantigas de roda

1. Roda de Cantigas com Movimento

Organize uma roda de cantigas onde os alunos possam se movimentar conforme a melodia. As crianças podem criar passos de dança que representem a letra da cantiga. Essa atividade estimula a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Criação de Instrumentos Musicais

Proponha que os alunos fabriquem instrumentos musicais simples, como chocalhos com garrafas pet e grãos. Após a confecção, eles podem tocar junto com as cantigas de roda, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Ilustração das Cantigas

Peça aos alunos que escolham uma cantiga de roda e a ilustrem em forma de quadrinhos. Essa atividade desenvolve a interpretação de texto e a criatividade, além de permitir que os alunos expressem suas visões sobre a música. Habilidade BNCC: EF15LP01.

4. Jogo de Memória com Letras de Cantigas

Crie um jogo de memória utilizando as letras das cantigas de roda. Os alunos devem encontrar pares de palavras que rimam ou que fazem parte da mesma cantiga. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na memória. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Contação de Histórias com Cantigas

Incentive os alunos a criarem uma história a partir de uma cantiga de roda. Eles podem apresentar a história para a turma, utilizando elementos de dramatização. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Análise de Temas das Cantigas

Realize uma discussão em grupo sobre os temas abordados nas cantigas de roda. Os alunos podem identificar e debater sobre amizade, natureza e tradições. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Criação de Novas Cantigas

Desafie os alunos a compor suas próprias cantigas de roda, utilizando rimas e temas que eles gostem. Após a criação, eles podem apresentar suas composições para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Mapa Sonoro das Cantigas

Peça aos alunos que criem um mapa sonoro, onde cada cantiga de roda é representada por um desenho ou símbolo. Eles podem apresentar o mapa e explicar o significado de cada cantiga. Essa atividade desenvolve a interpretação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR04.

9. Dança das Cantigas

Ensine os alunos a coreografar uma dança para uma cantiga de roda específica. Eles podem apresentar a dança em grupos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR05.

10. Pesquisa sobre Cantigas de Roda

Proponha uma pesquisa sobre a origem e a história das cantigas de roda. Os alunos podem apresentar suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: EF15LP05.

11. Jogo de Adivinhação com Cantigas

Crie um jogo de adivinhação onde os alunos devem adivinhar a cantiga apenas com dicas sobre a letra ou o tema. Essa atividade estimula a memória e o conhecimento sobre as cantigas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

12. Atividade de Reciclagem com Cantigas

Incentive os alunos a utilizarem materiais recicláveis para criar cenários ou personagens que representem as cantigas de roda. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR06.

13. Roda de Conversa sobre Cantigas

Realize uma roda de conversa onde os alunos podem compartilhar suas cantigas favoritas e o que elas significam para eles. Essa atividade estimula a oralidade e a empatia entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

14. Desenho Coletivo de Cantigas

Organize uma atividade de desenho coletivo onde cada aluno contribui com um elemento que represente uma cantiga de roda. O resultado final pode ser exposto na sala de aula. Habilidade BNCC: EF15AR07.

15. Teatro de Fantoches com Cantigas

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma cantiga de roda, desenvolvendo habilidades de dramatização e trabalho em grupo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR08.