15 Ideias de Atividades (BNCC) com a letra a

1. Atividades Artísticas com Materiais Recicláveis

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a criação de obras de arte utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem coletar garrafas, papelão, e outros itens que seriam descartados e transformá-los em esculturas ou colagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que aborda a valorização do meio ambiente e a prática de ações sustentáveis.

2. Adivinhação de Animais

Os alunos podem participar de um jogo de adivinhação onde cada um escolhe um animal e dá dicas sobre suas características. Essa atividade promove a oralidade e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade EF15LP01, que foca na produção e compreensão de textos orais.

3. Atividades de Alfabetização com Alimentos

Utilizando alimentos como frutas e legumes, os alunos podem aprender a identificar letras e formar palavras. Essa atividade prática facilita a alfabetização e está relacionada à habilidade EF12LP01, que visa o reconhecimento de letras e a formação de palavras.

4. Aulas de Artesanato com Papel Machê

Os alunos podem criar objetos utilizando a técnica de papel machê. Essa atividade não só desenvolve habilidades motoras, mas também promove a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que incentiva a criação e apreciação de obras de arte.

5. Atividades de Matemática com Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro que envolvam operações matemáticas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15MA01, que aborda a resolução de problemas matemáticos.

6. Aulas de Música com Instrumentos de Percussão

Os alunos podem explorar ritmos e sons utilizando instrumentos de percussão feitos com materiais recicláveis. Essa atividade promove a musicalidade e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que trata da apreciação e criação musical.

7. Atividades de Ciências com Plantio de Sementes

Os alunos podem participar de uma atividade de plantio de sementes, onde aprendem sobre o ciclo de vida das plantas. Essa prática está alinhada à habilidade EF15CI01, que aborda a observação e análise de fenômenos naturais.

8. Aulas de História com Recriação de Cenas Históricas

Os alunos podem recriar cenas de eventos históricos, utilizando fantasias e objetos que representem a época. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15HI01, que incentiva a compreensão de contextos históricos.

9. Atividades de Educação Física com Jogos Cooperativos

Os alunos podem participar de jogos cooperativos que promovem o trabalho em equipe e a inclusão. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01, que foca no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.

10. Aulas de Geografia com Mapa Mundi em Tecido

Os alunos podem criar um mapa mundi utilizando tecido, onde cada país é representado por uma cor ou padrão diferente. Essa atividade facilita a compreensão geográfica e está alinhada à habilidade EF15GE01, que aborda a localização e características dos países.