15 Ideias de Atividades (BNCC) de EJA alfabetização

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras simples e comuns no cotidiano dos alunos. Os alunos devem encontrar os pares de palavras, o que ajuda na fixação do vocabulário. Esta atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que propõe a leitura e a escrita de palavras e frases.

2. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma história coletiva. Cada aluno contribui com uma frase, e o professor registra tudo em um quadro. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de desenvolver a habilidade de escrita, conforme a habilidade EF15LP02.

3. Leitura de Histórias em Quadrinhos

Utilizar histórias em quadrinhos como recurso didático é uma excelente maneira de incentivar a leitura. Os alunos podem discutir os personagens e a trama, além de criar suas próprias histórias em quadrinhos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

4. Caça-Palavras Temático

Elaborar um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou alimentos, ajuda os alunos a reconhecerem e memorizarem novas palavras. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP04, que trata do reconhecimento de palavras em contextos variados.

5. Roda de Conversa sobre Experiências Pessoais

Promover uma roda de conversa onde os alunos compartilham experiências pessoais sobre um tema específico. Essa atividade estimula a oralidade e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção e a compreensão de diferentes tipos de textos orais.

6. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas de interesse, utilizando imagens e textos curtos. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, além de desenvolver a habilidade de escrita, conforme a habilidade EF15LP06.

7. Atividades de Alfabetização com Música

Utilizar músicas conhecidas para trabalhar a alfabetização é uma estratégia eficaz. Os alunos podem cantar e identificar palavras nas letras, além de criar suas próprias letras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que propõe a leitura e a escrita de letras de músicas.

8. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com uma palavra apresentada. Essa atividade estimula o raciocínio e a criatividade, além de ajudar na construção do vocabulário, alinhando-se à habilidade EF15LP08.

9. Leitura de Poemas

Promover a leitura de poemas curtos e simples, permitindo que os alunos interpretem e discutam o significado das palavras. Essa atividade desenvolve a sensibilidade literária e a compreensão textual, conforme a habilidade EF15LP09.

10. Criação de Diário Pessoal

Estimular os alunos a manter um diário pessoal onde possam escrever sobre suas experiências diárias. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita e a reflexão pessoal, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos pessoais.