15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre reciclagem na educação infantil

1. Criação de Lixeiras Coloridas

Uma atividade que promove a conscientização sobre a separação de resíduos é a criação de lixeiras coloridas. Os alunos podem decorar lixeiras com cores diferentes para papel, plástico e orgânico. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC: EI02ET01, que aborda a importância da reciclagem e a identificação de materiais recicláveis.

2. Jogo da Memória com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando imagens de materiais recicláveis. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento dos itens que podem ser reciclados, atendendo à habilidade BNCC: EI02ET02, que incentiva a exploração de diferentes materiais e suas funções.

3. Oficina de Brinquedos com Materiais Recicláveis

Propor uma oficina onde as crianças possam criar brinquedos com materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de papelão, é uma excelente forma de estimular a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EI02ET03, que incentiva a construção de objetos a partir de materiais diversos.

4. Contação de Histórias sobre Reciclagem

Realizar sessões de contação de histórias que abordem a temática da reciclagem ajuda a sensibilizar as crianças sobre a importância do tema. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC: EI02LP01, que trata da apreciação de diferentes gêneros textuais.

5. Plantio de Sementes em Vasos Recicláveis

Os alunos podem plantar sementes em vasos feitos de materiais recicláveis, como copos de iogurte. Essa atividade não apenas ensina sobre reciclagem, mas também sobre o ciclo de vida das plantas, alinhando-se à habilidade BNCC: EI02CI01, que aborda a observação de fenômenos naturais.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre a importância da reciclagem e como separar os resíduos. Essa atividade promove a expressão artística e a comunicação, relacionada à habilidade BNCC: EI02AR01, que envolve a criação de obras a partir de diferentes materiais.

7. Visita a uma Cooperativa de Reciclagem

Organizar uma visita a uma cooperativa de reciclagem pode proporcionar uma experiência prática e real sobre o processo de reciclagem. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC: EI02ET04, que envolve a observação de práticas sustentáveis na comunidade.

8. Experimentos com Materiais Recicláveis

Realizar experimentos simples utilizando materiais recicláveis, como fazer um vulcão com garrafa PET, pode ser uma forma divertida de aprender. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC: EI02CI02, que incentiva a investigação e a experimentação.

9. Música e Dança sobre Reciclagem

Criar uma música ou dança que fale sobre a reciclagem pode ser uma forma lúdica de ensinar o tema. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EI02AR02, que envolve a criação e a interpretação de produções artísticas.

10. Criação de um Diário da Reciclagem

Os alunos podem manter um diário onde registram suas ações de reciclagem em casa e na escola. Essa atividade promove a reflexão e a responsabilidade, alinhando-se à habilidade BNCC: EI02ET05, que aborda a importância da cidadania e do meio ambiente.