15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil família

1. Criação de um Livro de Receitas da Família

Uma atividade que promove a interação entre as crianças e suas famílias é a criação de um livro de receitas. As crianças podem entrevistar seus familiares sobre receitas tradicionais e, em seguida, ilustrar e escrever sobre cada prato. Essa atividade estimula a oralidade, a escrita e o conhecimento cultural, além de fortalecer os laços familiares. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Memória com Fotos da Família

Os alunos podem trazer fotos de seus familiares e criar um jogo de memória. Essa atividade não só ajuda a desenvolver a memória e a concentração, mas também promove a identificação e o reconhecimento dos membros da família. As crianças podem compartilhar histórias sobre cada membro enquanto jogam. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Mural das Emoções em Família

Os alunos podem criar um mural onde cada membro da família desenha ou escreve sobre suas emoções. Essa atividade é excelente para trabalhar a empatia e a comunicação. Os alunos podem discutir como as emoções afetam a convivência familiar e a importância de expressá-las. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Teatro de Fantoches com Histórias da Família

As crianças podem criar fantoches que representam membros de suas famílias e encenar histórias que vivenciaram juntos. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a capacidade de trabalhar em grupo. Além disso, promove a valorização das experiências familiares. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Caça ao Tesouro Familiar

Organizar uma caça ao tesouro em que as pistas estejam relacionadas a histórias ou objetos que pertencem à família. Essa atividade incentiva a colaboração e o trabalho em equipe, além de permitir que as crianças aprendam mais sobre suas raízes e tradições. Habilidade BNCC: EF15EF01.

6. Cartões de Agradecimento para a Família

As crianças podem criar cartões de agradecimento para seus familiares, expressando gratidão por coisas simples do dia a dia. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão sobre a importância da gratidão nas relações familiares. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Diário de Aventuras em Família

Os alunos podem manter um diário onde registram as aventuras que tiveram com suas famílias ao longo do mês. Essa atividade promove a escrita e a reflexão sobre momentos significativos, além de incentivar a convivência familiar. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis da Família

Organizar uma oficina onde as crianças utilizam materiais recicláveis que trazem de casa para criar obras de arte. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, além de permitir que as crianças compartilhem suas histórias familiares através da arte. Habilidade BNCC: EF15AR02.

9. Playlist Familiar de Músicas

As crianças podem criar uma playlist com músicas que são importantes para suas famílias e compartilhar com a turma. Essa atividade promove a cultura musical e a expressão de sentimentos, além de incentivar a troca de experiências entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Entrevista com os Avós

Os alunos podem entrevistar seus avós e registrar as histórias que eles contam. Essa atividade valoriza a oralidade e a história familiar, além de promover o respeito e a valorização dos mais velhos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Construção de um Álbum de Família

As crianças podem criar um álbum de fotos que represente a história de suas famílias. Essa atividade estimula a organização, a escrita e a criatividade, além de promover a reflexão sobre a importância da memória familiar. Habilidade BNCC: EF15LP07.

12. Jogo de Perguntas sobre a Família

Organizar um jogo de perguntas e respostas onde as crianças devem adivinhar informações sobre as famílias dos colegas. Essa atividade estimula a curiosidade e o conhecimento sobre a diversidade familiar, além de promover a interação social. Habilidade BNCC: EF15LP08.

13. Criação de um Mapa da Família

As crianças podem desenhar um mapa que represente a árvore genealógica de suas famílias. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de pertencimento e a compreensão das relações familiares, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15GE01.

14. Experiência Gastronômica em Família

As crianças podem preparar uma refeição simples com a ajuda de seus familiares e depois compartilhar a experiência com a turma. Essa atividade promove a convivência, a colaboração e o aprendizado sobre culinária e tradições familiares. Habilidade BNCC: EF15LP09.

15. Criação de um Vídeo sobre a Família

Os alunos podem gravar um vídeo curto apresentando suas famílias e contando um pouco sobre cada membro. Essa atividade estimula a comunicação e a expressão criativa, além de promover a valorização das histórias familiares. Habilidade BNCC: EF15AR04.