15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a consoante l

A primeira atividade proposta é a “Caça-Palavras da Letra L”. Os alunos devem encontrar palavras que contêm a consoante l em um caça-palavras. Essa atividade estimula a identificação da letra em diferentes contextos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras com diferentes consoantes.

A segunda ideia é a “Criação de Frases com a Letra L”. Os alunos devem formar frases utilizando palavras que começam com a letra l. Essa atividade ajuda a desenvolver a criatividade e a construção de frases. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos.

Uma terceira atividade é a “História em Quadrinhos com L”. Os alunos devem criar uma história em quadrinhos que tenha como protagonista um personagem cujo nome comece com a letra l. Essa atividade estimula a narrativa e a ilustração. A habilidade BNCC é EF15LP03, que trata da produção de narrativas.

A quarta ideia é a “Música da Letra L”. Os alunos devem pesquisar e apresentar músicas que contenham palavras com a letra l. Essa atividade promove a apreciação musical e a identificação de letras. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que envolve a análise de letras de músicas.

A quinta atividade é a “Desenho de Objetos com L”. Os alunos devem desenhar objetos que começam com a letra l e apresentá-los para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. A habilidade BNCC é EF15AR01, que aborda a produção de obras de arte.

A sexta ideia é a “Jogo da Memória com Palavras L”. Os alunos devem criar um jogo da memória utilizando cartões com palavras que contêm a letra l. Essa atividade ajuda na memorização e reconhecimento de palavras. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP05, que trata do reconhecimento de palavras em diferentes contextos.

A sétima atividade é a “Roda de Leitura com L”. Os alunos devem trazer livros que tenham palavras com a letra l e compartilhar trechos em uma roda de leitura. Essa atividade promove a leitura compartilhada e a discussão sobre livros. A habilidade BNCC é EF15LP06, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

A oitava ideia é a “Teatro de Fantoches com L”. Os alunos devem criar fantoches de personagens que começam com a letra l e encenar uma pequena peça. Essa atividade estimula a dramatização e a expressão oral. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que trata da oralidade e da expressão corporal.

A nona atividade é a “Cartaz da Letra L”. Os alunos devem criar um cartaz com palavras, desenhos e imagens que representem a letra l. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. A habilidade BNCC é EF15AR02, que envolve a criação de cartazes e outros suportes visuais.

A décima atividade é a “Contação de Histórias com L”. Os alunos devem contar histórias que tenham personagens ou elementos que começam com a letra l. Essa atividade promove a oralidade e a criatividade. A habilidade BNCC é EF15LP08, que trata da contação de histórias e da construção de narrativas.