15 Ideias de Atividades (BNCC) para 1ª semana de aula

1. Apresentação Pessoal Criativa

Inicie a primeira semana de aula com uma atividade de apresentação pessoal que estimule a criatividade dos alunos. Peça que cada estudante traga um objeto que represente algo importante sobre si e compartilhe com a turma. Essa atividade promove a habilidade de comunicação e a empatia entre os alunos, alinhando-se à BNCC, especificamente à habilidade EF15LP01, que aborda a expressão de ideias e sentimentos.

2. Mapa dos Sonhos

Outra atividade interessante é a criação de um “Mapa dos Sonhos”. Os alunos devem desenhar ou colar imagens que representem seus sonhos e objetivos para o ano letivo. Essa atividade estimula a reflexão e o planejamento, além de desenvolver a habilidade EF02MA05, que trata da representação e interpretação de dados.

3. Dinâmica de Grupo: O Que Eu Sei?

Realize uma dinâmica de grupo chamada “O Que Eu Sei?”, onde os alunos devem compartilhar algo que sabem sobre um tema específico. Essa atividade incentiva a troca de conhecimentos e a escuta ativa, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que enfatiza a interação e a construção coletiva do conhecimento.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um jogo de perguntas e respostas sobre as regras da sala de aula e a rotina escolar. Os alunos podem trabalhar em grupos para elaborar perguntas e respostas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a compreensão das normas, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que aborda a construção de normas e regras em grupo.

5. Criação de um Diário de Classe

Proponha que os alunos criem um diário de classe, onde poderão registrar suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos e da organização de ideias.

6. A História da Minha Família

Peça aos alunos que tragam fotos ou objetos que representem a história de suas famílias e compartilhem com a turma. Essa atividade promove o respeito à diversidade e a valorização das histórias pessoais, alinhando-se à habilidade EF02HI01, que aborda a compreensão da diversidade cultural.

7. Mural de Expectativas

Crie um mural onde os alunos possam escrever suas expectativas para o ano letivo. Essa atividade estimula a expressão de sentimentos e a construção de um ambiente colaborativo, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que trata da expressão de opiniões e sentimentos.

8. Jogo de Quebra-Gelo

Realize um jogo de quebra-gelo, onde os alunos devem encontrar colegas que compartilhem interesses semelhantes. Essa atividade ajuda a criar laços e a promover a interação social, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que aborda a construção de relações interpessoais.

9. Pesquisa sobre a Turma

Proponha uma pesquisa onde os alunos devem entrevistar uns aos outros para descobrir interesses e hobbies. Os resultados podem ser apresentados em forma de gráfico. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise de dados, alinhando-se à habilidade EF02MA06, que trata da coleta e análise de informações.

10. Criação de Regras de Convivência

Por fim, envolva os alunos na criação das regras de convivência da sala de aula. Essa atividade estimula a participação e o senso de responsabilidade, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que aborda a construção de normas e a convivência em grupo.