15 Ideias de Atividades (BNCC) saúde ensino fundamental

1. Jogo da Alimentação Saudável

Os alunos serão divididos em grupos e receberão cartões com diferentes alimentos. Cada grupo deve classificar os alimentos em saudáveis e não saudáveis, discutindo as razões para suas escolhas. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15HE01 da BNCC, que aborda a importância de uma alimentação equilibrada.

2. Oficina de Habilidades Motoras

Promova uma oficina onde os alunos possam experimentar diferentes atividades físicas, como dança, corrida e jogos de equipe. A atividade deve ser planejada para que os alunos compreendam a importância da atividade física para a saúde, alinhando-se à habilidade EF15EF01 da BNCC.

3. Criação de Cartazes sobre Doenças

Os alunos devem pesquisar e criar cartazes informativos sobre doenças comuns, suas causas e formas de prevenção. Essa atividade estimula a pesquisa e a conscientização sobre saúde, atendendo à habilidade EF15CI01 da BNCC.

4. Debate sobre Saúde Mental

Organize um debate em sala de aula sobre a importância da saúde mental, onde os alunos podem compartilhar suas opiniões e experiências. Essa atividade promove a habilidade EF15PS01 da BNCC, que trata do respeito às diferenças e à empatia.

5. Experimentos sobre Higiene Pessoal

Realize experimentos simples que demonstrem a importância da higiene, como a comparação de germes em mãos lavadas e não lavadas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HE02 da BNCC, que enfatiza a prevenção de doenças.

6. Visita a um Centro de Saúde

Organize uma visita a um centro de saúde local, onde os alunos podem aprender sobre os serviços oferecidos e a importância da prevenção. Essa experiência prática atende à habilidade EF15HE03 da BNCC, que aborda a promoção da saúde.

7. Criação de um Diário de Saúde

Peça aos alunos que mantenham um diário de saúde por uma semana, registrando suas atividades físicas e alimentação. Essa atividade incentiva a reflexão sobre hábitos saudáveis, alinhando-se à habilidade EF15HE04 da BNCC.

8. Jogo de Tabuleiro sobre Saúde

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos respondem a perguntas sobre saúde e bem-estar. Essa atividade lúdica promove o aprendizado de forma divertida, atendendo à habilidade EF15EF02 da BNCC.

9. Palestra com Profissionais de Saúde

Convide profissionais de saúde para falar sobre temas relevantes, como nutrição e atividade física. Essa interação enriquece o conhecimento dos alunos e está alinhada à habilidade EF15HE05 da BNCC.

10. Criação de uma Campanha de Saúde

Os alunos devem criar uma campanha de saúde para promover hábitos saudáveis na escola, utilizando cartazes e redes sociais. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15CI02 da BNCC.

11. Aula de Culinária Saudável

Realize uma aula de culinária onde os alunos aprendem a preparar receitas saudáveis. Essa atividade prática promove a educação alimentar e está alinhada à habilidade EF15HE06 da BNCC.

12. Estudo sobre Atividades Físicas Tradicionais

Pesquise e pratique atividades físicas tradicionais de diferentes culturas, promovendo a diversidade e a inclusão. Essa atividade atende à habilidade EF15EF03 da BNCC, que aborda a valorização das culturas.

13. Projeto de Horta Escolar

Inicie um projeto de horta na escola, onde os alunos aprendem sobre cultivo e a importância dos alimentos frescos. Essa atividade prática está alinhada à habilidade EF15HE07 da BNCC.

14. Dinâmica sobre Estresse

Realize dinâmicas que ajudem os alunos a identificar e gerenciar o estresse, promovendo técnicas de relaxamento. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15PS02 da BNCC, que aborda a saúde emocional.

15. Pesquisa sobre Vacinas

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre a importância das vacinas e como elas ajudam a prevenir doenças. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15CI02 da BNCC, que trata da saúde pública.