15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto tema folclore

1. Contação de Histórias de Folclore

Uma atividade clássica que envolve a contação de histórias populares como “Saci Pererê”, “Curupira” e “Iara”. Os alunos podem se dividir em grupos e escolher uma história para apresentar, utilizando recursos como fantoches ou dramatizações. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e interpretação, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches de Personagens Folclóricos

Os alunos podem criar fantoches utilizando materiais recicláveis para representar personagens do folclore brasileiro. Após a confecção, cada aluno deve apresentar seu fantoche e contar um pouco sobre a história do personagem. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as regiões e os personagens folclóricos mais conhecidos de cada uma. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo pesquisa e apresenta suas descobertas. Essa atividade promove a pesquisa e o conhecimento geográfico. Habilidade BNCC: EF15GE01.

4. Música e Dança do Folclore

Os alunos podem aprender e apresentar danças folclóricas, como o “Boi Bumbá” ou a “Quadrilha”. Além disso, podem explorar músicas tradicionais, discutindo suas letras e significados. Essa atividade promove a cultura e a identidade nacional. Habilidade BNCC: EF15AR03.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de permitir que os alunos explorem a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Folclore

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore brasileiro, onde cada resposta correta vale pontos. Essa atividade promove o conhecimento e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Criação de um Livro de Receitas Folclóricas

Os alunos podem pesquisar e compilar receitas tradicionais de diferentes regiões do Brasil, criando um livro de receitas folclóricas. Essa atividade promove a pesquisa e o conhecimento cultural. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Teatro de Sombras com Lendas Folclóricas

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel para representar lendas folclóricas. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15AR04.

9. Desenho e Pintura de Personagens Folclóricos

Os alunos podem desenhar e pintar seus personagens folclóricos favoritos, explorando diferentes técnicas artísticas. Essa atividade promove a expressão artística e a apreciação cultural. Habilidade BNCC: EF15AR05.

10. Debate sobre a Importância do Folclore

Os alunos podem participar de um debate sobre a importância do folclore na cultura brasileira, discutindo como as histórias e tradições moldam a identidade nacional. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP05.