15 Ideias de Atividades (BNCC) de 1º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que os alunos aprenderam nas aulas. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao mesmo tempo, praticar a leitura e a escrita. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias e apresentá-las para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de desenvolver a habilidade de ouvir e respeitar o tempo de fala dos colegas. Relaciona-se com a habilidade EF15LP02, que trata da produção e da apreciação de textos orais.

3. Caça ao Tesouro de Números

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos que correspondam a diferentes números. Essa atividade ajuda a reforçar o conceito de quantidade e a relação entre números e objetos, alinhando-se à habilidade EF15MA01, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.

4. Desenho e Descrição de Animais

Peça aos alunos que desenhem seu animal favorito e escrevam uma breve descrição sobre ele. Essa atividade promove a expressão artística e a escrita descritiva, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos descritivos.

5. Música e Movimento

Utilize músicas infantis para ensinar conceitos como ritmos e rimas. Os alunos podem dançar e se movimentar ao som da música, o que ajuda a desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR01, que aborda a apreciação e a criação de expressões artísticas.

6. Experimentos Científicos Simples

Realize experimentos simples, como a mistura de água e corante, para ensinar conceitos básicos de ciências. Os alunos podem observar as mudanças e discutir o que acontece. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI01, que envolve a observação e a descrição de fenômenos naturais.

7. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados em sala, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que trata da produção de textos multimídia.

8. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolva jogos de tabuleiro que envolvam questões de matemática ou língua portuguesa. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15MA02, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

9. Atividades de Jardinagem

Inicie um projeto de jardinagem na escola, onde os alunos podem plantar sementes e acompanhar seu crescimento. Essa atividade ensina sobre a natureza e a responsabilidade, alinhando-se à habilidade EF15CI02, que aborda o cuidado com o meio ambiente.

10. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças de teatro. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a oralidade, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.