15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre indisciplina

1. Dinâmica do Silêncio

A atividade consiste em promover um momento de silêncio na sala de aula, onde os alunos devem refletir sobre suas atitudes e comportamentos. Após alguns minutos, cada aluno pode compartilhar suas reflexões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12LP01, que aborda a importância da escuta e do respeito mútuo.

2. Jogo do Respeito

Os alunos são divididos em grupos e recebem cartões com situações que podem gerar indisciplina. Cada grupo deve discutir e apresentar soluções respeitosas para cada situação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF12LP02, que enfatiza a resolução de conflitos de maneira pacífica.

3. Criação de um Código de Conduta

Os alunos são convidados a criar um código de conduta para a sala de aula, discutindo quais comportamentos são aceitáveis e quais não são. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12LP03, que promove a construção de normas coletivas e o respeito às regras.

4. Teatro do Oprimido

Utilizando técnicas de teatro, os alunos encenam situações de indisciplina e, em seguida, discutem alternativas de comportamento. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF12AR01, que incentiva a expressão artística como forma de reflexão sobre a realidade.

5. Debate sobre Indisciplina

Os alunos são divididos em grupos para debater diferentes aspectos da indisciplina, como suas causas e consequências. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12LP04, que promove a argumentação e o respeito à opinião do outro.

6. Mapa da Indisciplina

Os alunos criam um mapa mental que representa as causas e efeitos da indisciplina em sua escola. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF12CI01, que incentiva a análise crítica de fenômenos sociais.

7. Roda de Conversa

Promover uma roda de conversa onde os alunos podem expressar suas opiniões sobre a indisciplina e suas experiências pessoais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12LP05, que valoriza a oralidade e a troca de experiências.

8. Produção de Vídeo

Os alunos produzem um vídeo abordando a temática da indisciplina, apresentando soluções e reflexões. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF12AR02, que incentiva a produção audiovisual como forma de expressão.

9. Jogo de Papéis

Os alunos assumem papéis diferentes em uma situação de indisciplina e, em seguida, discutem como cada personagem poderia agir de maneira mais respeitosa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12LP06, que promove a empatia e a compreensão do outro.

10. Cartazes de Conscientização

Os alunos criam cartazes que abordam a importância do respeito e da disciplina, que serão expostos na escola. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF12AR03, que incentiva a produção artística com um propósito social.

11. Histórias em Quadrinhos

Os alunos desenham histórias em quadrinhos que retratam situações de indisciplina e suas consequências. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12AR04, que valoriza a criatividade e a expressão artística.

12. Entrevista com Educadores

Os alunos realizam entrevistas com professores sobre suas experiências com indisciplina e como lidam com a situação. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF12LP07, que promove a pesquisa e a valorização do conhecimento dos educadores.

13. Música e Reflexão

Os alunos escolhem músicas que falam sobre respeito e indisciplina, discutindo suas letras e mensagens. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12AR05, que incentiva a análise crítica da produção musical.

14. Diário de Bordo

Cada aluno mantém um diário onde registra suas reflexões sobre indisciplina e comportamentos respeitosos ao longo do mês. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF12LP08, que valoriza a escrita como forma de autoexpressão.

15. Simulação de Reunião de Pais

Os alunos simulam uma reunião de pais para discutir a indisciplina na escola, apresentando propostas de melhoria. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12LP09, que promove a participação cidadã e o diálogo entre diferentes atores sociais.